IFMA

Cursos qualificam moradores da cidade de Grajaú

Os cursos são do Pronatec e do Programa Mulheres Mil.

Imirante Imperatriz, com informações da Assessoria.

Atualizada em 27/03/2022 às 11h37
(Divulgação / Assessoria )

GRAJAÚ – Duas iniciativas de inclusão social e profissional tiveram início neste mês no Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Campus de Grajaú: os cursos de Produtor de Derivados do Leite e Operador de Computadores, cada um com carga horária de 200h.

Desenvolvidos no âmbito do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e do Programa Mulheres Mil, os cursos têm a parceria da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes).

“Agora é a vez de vocês, que por algum motivo tiveram que abrir mão de seus estudos”, disse o diretor do campus, professor Francisco Alberto, durante a abertura dos cursos, destacando que o objetivo do IFMA no município e região vai além da mera reprodução de conteúdo, envolve a produção de conhecimentos que intervenham na realidade social, melhorando as condições de vida das pessoas.

“Os cursos possibilitarão a essas mulheres terem uma renda complementar para ajudar suas famílias”, disse a secretária de Desenvolvimento Social de Grajaú, Fabrícia Rejane.

Criado em 2011 pelo governo federal, o Pronatec tem o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica a estudantes, trabalhadores diversos, pessoas com deficiência e beneficiários dos programas federais de transferência de renda.

O programa constitui um instrumento de inclusão e de promoção do exercício da cidadania, compondo uma estratégia de desenvolvimento nacional pela integração da qualificação profissional de trabalhadores com a elevação da sua escolaridade.

Quanto ao Mulheres Mil, programa prioritário das políticas públicas do país, se baseia especialmente nos eixos da promoção da equidade/igualdade de sexos, combate à violência contra a mulher e acesso à educação. Dentre suas metas, o programa busca a erradicação da extrema pobreza e da fome, autonomia das mulheres e garantia da sustentabilidade ambiental.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.