Enchentes

Combate a enchentes é foco de audiência em Grajaú

O trabalho abrange 83 cidades maranhenses.

Imirante Imperatriz com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h49
Audiência faz parte da elaboração do Plano Diretor da Bacia Hidrográfica do Mearim.
Audiência faz parte da elaboração do Plano Diretor da Bacia Hidrográfica do Mearim. (Arquivo)

GRAJAÚ - De novembro a dezembro, serão realizadas seis audiências públicas em diferentes cidades do Maranhão, para ouvir a população e obter informações relevantes para a criação do Plano Diretor da Bacia Hidrográfica do Mearim, que busca o controle das enchentes.

A iniciativa é do Governo do Estado do Maranhão e a primeira audiência será em Grajaú, no próximo dia 10,com a participação dos municípios de Amarante do Maranhão, Arame, Barra do Corda, Fernando Falcão, Formosa da Serra Negra, Itaipava do Grajaú, Jenipapo dos Vieiras e Sítio Novo.

O trabalho abrange 83 cidades maranhenses, onde vivem 2 milhões de pessoas, cerca de 32% da população estadual, e uma área de aproximadamente 99 mil km². Desses 83 municípios, 75 possuem registros de enchentes entre os anos de 1985 e 2014. O objetivo é detectar as principais dificuldades da população atingida pelas cheias, identificar as áreas mais suscetíveis às enchentes e discutir ações capazes de minimizar os efeitos decorrentes das enchentes, diminuindo os prejuízos causados pelas cheias.

Ao final do trabalho, serão propostas ações estruturantes necessárias, como obras para impedir enchentes, e ações não estruturantes, como revitalização de áreas, cuidados com preservação do meio ambiente, correta destinação dos resíduos sólidos, adequação do uso e ocupação do solo, principalmente das áreas urbanizadas, e outras importantes ações. O Plano deve ser concluído no primeiro semestre de 2015.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.