Evento

Potencialidades turísticas da região de Grajaú são discutidas

O seminário será nesta quarta-feira (10), com a presença do secretário estadual de Turismo.

Imirante Imperatriz, com informações da assessoria.

Atualizada em 27/03/2022 às 11h50
(Arte: Maurício Araya)

GRAJAÚ – Ocorre nesta quarta-feira (10), no auditório da unidade do Sebrae em Grajaú, o I Seminário do Polo Regional das Serras, Guajajara, Timbira e Kanela. O evento, que é realizado pela Secretaria de Estado de Turismo em a parceria com o Sebrae, discutirá as potencialidades turísticas de oito cidades que compõem o Polo Regional das Serras.

As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas na hora do seminário, marcado pra começar às 9h. São esperados representantes de hotéis, setores de alimentação e Poder Público das oito cidades integrantes do polo: Grajaú, Sítio Novo, Formosa da Serra Negra, Fernando Falcão, Barra do Corda, Jenipapo dos Vieiras, Itaipava e Arame, além de entidades representantes dos indígenas.

De acordo com o interlocutor regional Ricardo Tamanini, as cidades possuem vários atrativos que podem movimentar o cenário turístico da região. Para ele, essas atividades ainda são pouco exploradas e que, a partir da discussão mais presente sobre a potencialidade turística, vai ser possível definir quais são os destinos e atividades com potencial de exploração turística.

“A cidade ainda não possui atrativos que chamem a atenção das pessoas, mas nós vemos um potencial devido à presença de rios, das serras, cachoeiras e das várias etnias indígenas presentes, que podem ser um atrativo diferencial da região", destacou Tamanini.

Segundo o interlocutor, o objetivo é, primeiramente, oferecer opções de lazer para os próprios moradores logo após expansão dessas atividades.

“Estamos nos estruturando e, após estudo, diagnóstico, inventário e capacitações, poderemos formatar esses 'produtos turísticos' e oferecê-los à comunidade. É um trabalho que leva todo um processo a longo prazo, pois é preciso, inclusive, mudar a estrutura das cidades", disse Tamanini.

O evento contará com a participação do secretário de Turismo do Maranhão, Jura Filho, que vai abordar o Programa de Regionalização Maranhão Único.

O objetivo do programa é incentivar o aumento da taxa de permanência do turista, ordenar e consolidar os segmentos turísticos, por meio da articulação e fortalecimento das instâncias municipais.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.