Acessibilidade

Governador Edison Lobão recebe projeto Travessia nesta quarta-feira

O projeto será lançado nesta quarta-feira, em solenidade a partir das 8h, na Casa do Idoso.

Angra Nascimento /Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h25
sé Pereira dos Santos, secretário de Assistência Social, espera cadstrar 100 pessoas.
sé Pereira dos Santos, secretário de Assistência Social, espera cadstrar 100 pessoas. (Foto: Angra Nascimento /Imirante Imperatriz )

GOVERNADOR EDISON LOBÃO – Após Imperatriz, algumas cidades do Estado estão recebendo projeto Travessia, projeto de inclusão social destinado para milhares de cadeirantes no Maranhão. Uma das cidades contempladas é Governador Edison Lobão, que recebe nesta quarta-feira (22), em solenidade que será realizada a partir das 8h, na Casa do Idoso.

O programa tem como principal objetivo contemplar pessoas com deficiência, em especial, pessoas cadeirantes. Durante a solenidade desta quarta-feira, a secretaria de Assistência Social vai fazer o cadastro destas pessoas. A ficha cadastral precisa conter, laudo médico, cópia de carteira de identidade, CPF e comprovante de residência.

“Recomendamos que estas pessoas levem documentos pessoais e também um laudo médico”, explica o secretário da pasta, José Pereira dos Santos, lembrando que durante o lançamento do programa um médico estará presente para fazer os laudos para pessoas que não tem.

Após a efetivação do cadastro, a pessoa tem um prazo de 48 horas para ligar na central de atendimento, onde é gerado um número. “Após o contato, o cadeirante faz um agendamento prévio e a partir deste agendamento será feita a locomoção. Por exemplo, a pessoa mora em Governador Edison Lobão e quer visitar Imperatriz, então precisa fazer o agendamento com 48 horas de antecedência”, detalha o secretário.

A expectativa é que só nesta quarta-feira, seja cadastrado uma média de 100 pessoas cadeirantes. O número pode aumentar, já que serão mapeados todos os cadeirantes no município. “São pessoas que precisam de uma atenção, de uma política voltadas para eles. Por isso, o projeto dispõe de um veículo especializado com toda uma equipe especializada”, ressalta José Pereira.

O projeto Travessia foi lançado no início de 2015 para atender os municípios da Região Metropolitana de São Luís. Rapidamente se tornou sucesso e quadruplicou o número de usuários. Além de Imperatriz, Davinópolis, Senador La Roque e João Lisboa, na Região Tocantina já receberam o projeto.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.