Em Gov. Edson Lobão

Amigos e familiares protestam pela morte do jovem em Gov. Edison Lobão

Jovem teria sido espancado na delegacia, após sofrer acidente de trânsito.

Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h29
Jovem teria sido espancado na delegacia.
Jovem teria sido espancado na delegacia. (Divulgação /Arquivo Pessoal )

GOVERNADOR EDSON LOBÃO - Familiares e amigos de Jorge Mourão Barros, conhecido por Ghuiú, de 20 anos, revoltados com a morte do jovem, realizam na tarde deste sábado (3), um protesto em frente à delegacia municipal para pedir Justiça.

Jorge Mourão, sofreu um acidente entre duas motocicletas por volta das 20h da última quarta-feira (31). A ocorrência foi registrada na rua Santa Rita, próxima a delegacia da cidade.

Segundo relatos dos familiares, logo após o acidente o jovem foi algemado por policiais militares do Destacamento de Governador Edison Lobão. Ele estava ferido, com um corte no pé, foi encaminhado ao Hospital Municipal (Socorrão), em Imperatriz, onde recebeu atendimento. De acordo com os relatos de uma enfermeira, o jovem pegou 12 pontos.

"Não entendo porque os policiais algemaram o Ghuiú", conta o primo Walison Santos de Oliveira, que acompanhou o acontecido. Jorge Mourão, após ser atendido por enfermeiros no Socorrão, foi apresentado na Delegacia Regional de Imperatriz onde ficou preso durante toda a noite do dia 31 de agosto.

O jovem, segundo informações da polícia, passou mal por volta das 8h30 de quinta-feira, na delegacia e foi levado novamente para o hospital, sendo que os familiares não foram informados do ocorrido.

Gracilene Mourão Bastos, mãe de Jorge Mourão, não sabendo que seu filho estava no hospital foi na tarde de quinta-feira saber notícias do filho na delegacia, chegando lá não o encontrou. Ela soube por meio do advogado que o filho estava no hospital.

No Socorrão não tinha ficha de identificação da vítima, e Jorge já se encontrava em coma na UTI. Ele não resistiu ao procedimento cirúrgico e morreu no hospital.

Segundo relatos da mãe da vítima, no momento que foi reconhecer o corpo, o filho estava com hematomas no pescoço. "Acreditamos que foi negligência da Polícia Militar, acredito que eles levaram para o lado pessoal, algemando logo ele e dizendo que merecia ser preso em flagrante, sem saber se quer se ele estava bem e as verdadeiras causas do acidente", conta revoltado o primo da vítima, Walison Oliveira.

Acrescentando ainda: "Ele apareceu com ferimentos visíveis no pescoço que não tinham no dia do acidente, o que chamou muito atenção de todos nós. O que será que aconteceu com o nosso amigo na delegacia, após a prisão? Não deixaram a mãe dele olhar ele na delegacia", questionou Walison.

Uma enfermeira que não quis se identificar, relatou, também, a situação. "Esse rapaz sofreu alguma coisa na delegacia, porque ele estava bem, ele estava conversando, não tinha nada na cabeça e porque a cabeça dele estava enfaixada. Ele só tinha um corte no pé não tinha nada na cabeça nem no corpo. Este jovem, com certeza foi torturado e apanhou muito na delegacia, mas do acidente não teve nada", relatou uma enfermeira que fez o primeiro atendimento de Jorge Mourão, no hospital.

Revoltados com a situação amigos e familiares irão realizar dois protestos: O primeiro será após o velório neste sábado (3), a partir das 17h, com uma caminhada em Ribeirãozinho, com término em frente à Delegacia. Já o segundo protesto será na Delegacia Regional de Imperatriz, nesta segunda-feira (5) às 7h da manhã.

Versão da Polícia Militar

De acordo com informações do soldado Rafael, do Destacamento da Polícia Militar de Governador Edson Lobão, Jorge Mourão foi preso por embriaguez ao volante e direção perigosa. “Esse rapaz sempre nos deu problema com relação a prática de direção perigosa, sempre andou empinando (mototocicleta), já foi autuado algumas vezes, inclusive, com essa prática. Mas, em relação ao que aconteceu foi o seguinte: esse senhor (Jorge) se envolveu num acidente na avenida principal, e a guarnição (da Polícia Militar) foi chamada ao local, onde o encontrou são, ele inclusive respondeu todas as perguntas”.

O soldado garante que o jovem foi conduzindo pela ambulância, e que foram prestados todos os primeiros socorros. Após o atendimento médico, Jorge Morão foi conduzido no banco de trás da “viatura” para o Plantão Central de Imperatriz, para prestar esclarecimentos. Ainda de acordo com o soldado, Mourão estava em estado de embriagues, fato confirmado através de exame realizado pelo Instituto Médico Legal (IML).

Jorge Mourão ficou preso na Polícia Civil, no Plantão Central de Imperatriz. A Polícia Militar de Governador Edson Lobão afirma que Jorge só ficou em poder da PM até sua entrada no Hospital Municipal de Imperatriz.

Versão da Polícia Civil

A Polícia Civil, por sua vez, afirma que Jorge Mourão foi apresentado após receber procedimentos médicos, onde passou por uma avaliação geral, inclusive, exames de corpo de delito, realizado pelo IML.

“Ele passou por avaliação geral, não só para constatar embriaguez, mas descrever outras lesões. Ele retornou, foi autuado por embriaguez e lesão culposa no trânsito”, detalhou o delegado regional, Eduardo Galvão, confirmando a versão da Polícia Militar, de que a vítima estava o tempo todo lúcido.

O delegado disse, ainda, que durante o depoimento, Jorge Morão admitiu que tinha o hábito de empinar motocicletas e possuído uma moto modelo pop, que sempre andava em alta velocidade. De acordo com delegado, o jovem em depoimento, disse, ainda, que há uma semana havia atropelado um cachorro por estar em alta velocidade.

No último acidente, Jorge Mourão, que pilotava uma moto modelo Biz, de propriedade de sua mãe, acabou deixando uma pessoa ferida.

O delgado afirma que durante o tempo em que ficou preso na delegacia, Jorge não teve acesso a outros presos. “A gente acredita que no acidente ele pode ter convulsionado, ou caiu e bateu a cabeça ou ao se deitar passou a ter convulsões no interior da cela”, afirma o delegado, lembrando que sua mãe acompanhou todo o processo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.