Educação

Projeto leva horta sustentável para escolas de Gov Ed Lobão

As hortaliças enriquecem o cardápio da merenda escolar.

Diana Cardoso / Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h49

IMPERATRIZ – Promover a educação ambiental nos alunos e ter o contato direto com o meio ambiente na descoberta das técnicas de plantio, manejo do solo, cuidado com as plantas, assim com plantio de hortaliças. Estes são alguns dos objetivos da horta sustentável, desenvolvida por alunos e monitores, por meio do Programa Mais Educação (PME), uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e o Ministério da Educação (MEC).

 As hortaliças enriquecem o cardápio da merenda escolar dos alunos. (Foto: Diana Cardoso/ Imirante Imperatriz)
As hortaliças enriquecem o cardápio da merenda escolar dos alunos. (Foto: Diana Cardoso/ Imirante Imperatriz)

As duas hortas estão instaladas na escola da rede estadual, Centro de Ensino Vicente Yãnez Pinzón, no município de Governador Edison Lobão, a 30 km de Imperatriz. Porém, uma delas pertence à escola municipal José Abdalla, que, por falta de espaço, funciona em um anexo criado para as salas do ensino fundamental, no prédio da escola Pinzón.

O projeto foi elaborado e executado por estudantes do ensino fundamental e conta com dois monitores. Um deles é Pedro Silva Paixão, que vai todos os dias no local para molhar e cuidar das plantações. Ele explica que a horta contribui no processo ambiental e sustentável, enriquecendo o cardápio na merenda escolar do município.

"Iniciamos no mês de junho com a limpeza do terreno, cercando o local. Fazemos a colheita das hortaliças uma vez por semana e os alimentos colhidos são utilizados na merenda escolar”, afirma o monitor.

 Um dos objetivos do porjeto é promover a educação ambiental com os alunos. (Foto: Diana Cardoso/ Imirante Imperatriz)
Um dos objetivos do porjeto é promover a educação ambiental com os alunos. (Foto: Diana Cardoso/ Imirante Imperatriz)

Horta

Pedro Paixão explica que, para montar a horta sustentável, foram utilizados aproximadamente 240 metros de tela, mais de 18 sacos de adubo orgânico e cerca de 800 garrafas plásticas vazias de refrigerantes.

“Nosso objetivo foi contribuir com o meio ambiente. Por isso, optamos pelas garrafas e pensamos, também, até na irrigação que é feita com regador para economizar água”, ressalta Pedro.

Mais Educação

O programa Mais Educação tem como objetivo ampliar o tempo de permanência do estudante na escola. As instituições devem priorizar o desenvolvimento de práticas ligadas às seguintes áreas do conhecimento: educação ambiental, esporte e lazer, direitos humanos em educação, cultura e artes, cultura digital, promoção da saúde, comunicação e uso de mídias, investigação no campo das ciências da natureza e educação econômica.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.