Natação

Maranhense encerra ano com medalhas no Norte/Nordeste

Sofia Duailibe teve grandes resultados em sua última competição na temporada.

Com informações da assessoria

Atualizada em 26/03/2022 às 18h48
Sofia Duailibe teve excelente desempenho no Torneio Norte-Nordeste.
Sofia Duailibe teve excelente desempenho no Torneio Norte-Nordeste. (Divulgação )

SÃO LUÍS - Dona de grandes resultados durante toda a temporada de 2021, a jovem nadadora Sofia Duailibe, de apenas 11 anos, garantiu mais conquistas expressivas em sua última competição no ano. Considerada uma das maiores promessas do esporte maranhense, a atleta da Apcef, que conta com os patrocínios do governo do Estado e do Centro Elétrico por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, e do Banco da Amazônia, faturou um título e obteve quatro medalhas no Torneio Norte-Nordeste/Troféu Renaldo Malta, realizado no último fim de semana, em Maceió (AL).

No Torneio Norte-Nordeste, Sofia Duailibe foi a vencedora da Maratona Aquática na categoria Petiz 1 e conquistou a medalha de ouro na disputa dos 400m livre. A nadadora maranhense também faturou duas medalhas de prata nas provas dos 50m borboleta e 100m livre, além de garantir o bronze nos 50m costas.

As conquistas no Torneio Norte-Nordeste acontecem pouco tempo após Sofia Duailibe obter excelentes resultados no Campeonato Maranhense de Natação, onde conquistou a medalha de ouro nas três provas que disputou: 50m costas, 100m medley e 800m livres. Antes disso, em novembro, a atleta da Apcef faturou quatro medalhas de ouro no Cearense Mirim/Petiz de Natação, venceu dois títulos no Cearense de Maratonas Aquáticas, subiu ao pódio duas vezes no I Torneio de Esportes de Tuntum e também obteve medalhas nas três provas que disputou no Troféu Jesus Motta de Natação Mirim/Petiz, em São Luís.

Em agosto, no Festival CBDA Norte-Nordeste de Natação Mirim/Petiz – Troféu Pedro Nicolas, em Boa Vista (RR), Sofia Duailibe conquistou oito medalhas, sendo três pratas e cinco bronzes. Em outubro, a atleta da Apcef subiu ao pódio nas provas dos 100m, 200m e 400m livre do Norte-Nordeste de Clubes Mirim/Petiz – Troféu Kako Caminha, realizado na cidade de Maceió.

Campeã em águas abertas

A temporada 2021 foi muito especial e repleta de conquistas para Sofia Duailibe. Em setembro, a nadadora maranhense sagrou-se campeã do Norte/Nordeste de Águas Abertas – Troféu Walter Figueiredo Silva, competição realizada em São Luís. A atleta da Apcef dominou a prova dos 750m para terminar na primeira colocação na categoria Petiz.

Em agosto, no Circuito de Maratona Aquática Mirim/Petiz, realizado em Roraima, Sofia Duailibe foi vice-campeã na prova dos 800m. Ainda este ano, Sofia foi campeã do tradicional Desafio do Cassó de maratona aquática na prova dos 1.650m. Ela também foi ouro na Copinha Brasil de Maratonas Aquáticas nas categorias 400m e 800m. Na primeira etapa do Circuito de Maratonas Aquáticas Elite, venceu a prova dos 1.500m e, na primeira etapa do Circuito de Maratonas Aquáticas, foi ouro na prova dos 250m (Petiz 1) e campeã geral Mirim/Petiz.

A nadadora Sofia Duailibe é patrocinada pelo governo do Estado e pelo Centro Elétrico, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, e pelo Banco da Amazônia. Ela ainda conta com os apoios da Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Apcef) e da Escola Portal do Saber.

Conquistas de Sofia Duailibe em 2021:

- Ouro nos 250m (Petiz 1) e campeã geral Mirim/Petiz no Circuito de Maratonas Aquáticas
- Campeã nos 1.650m do Desafio do Cassó
- Quatro medalhas de ouro no Cearense Mirim/Petiz de Natação
- Ouro nos 400m e 800m na Copinha Brasil de Maratonas Aquáticas
- Campeã da primeira etapa do Circuito de Maratonas Aquáticas Elite, prova de 1500m
- Campeã da prova dos 750m do Norte/Nordeste de Águas Abertas
- Dois títulos no Cearense de Maratonas Aquáticas
- Campeã da Maratona Aquática do Torneio Norte-Nordeste/Troféu Renaldo Malta na categoria Petiz 1
- Campeã da categoria Petiz e terceira colocada na disputa geral dos 1500m feminino no I Torneio de Esportes de Tuntum
- Ouro nos 50m costas, 100m medley e 800m livres no Campeonato Maranhense de Natação.
- Duas medalhas de ouro e uma prata no Troféu Jesus Motta de Natação Mirim/Petiz
- Ouro nos 400m livre, prata nos 50m borboleta e 100m livre, e bronze nos 50m costas do Torneio Norte-Nordeste/Troféu Renaldo Malta.
- Vice-campeã dos 800m no Circuito de Maratona Aquática Mirim/Petiz
- Três pratas e cinco bronzes no Festival CBDA Norte-Nordeste de Natação Mirim/Petiz – Troféu Pedro Nicolas
- Medalhas de bronze nos 100m, 200m e 400m livre do Norte-Nordeste de Clubes Mirim/Petiz – Troféu Kako Caminha

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.