Destaque na Terrinha!

Maranhense se destaca em Portugal e vira peça fundamental no Braga

Galeno, de Barra do Corda, tem três gols na Liga Europa.

Eduardo Lindoso / Imirante Esportes

Atualizada em 26/03/2022 às 19h15
Galeno celebra um dos seus gols na Europa League
Galeno celebra um dos seus gols na Europa League

BRAGA – Seguindo os passos do atacante também maranhense Dyego Souza, que se destacou e atuou em Portugal por mais de uma década, o jovem Wenderson Rodrigues do Nascimento Galeno, mais conhecido como Galeno, 24 anos, de Barra do Corda (462 km de distância de São Luís), é a mais nova estrela da equipe do Braga. Segundo a imprensa portuguesa, o meia-atacante hoje é considerado “insubstituível” na equipe do técnico Carlos Carvajal. Dyego, que atualmente joga na Espanha, acumula mais de 50 jogos com a camisa do Braga e virou ídolo da torcida, posto que Galeno caminha para assumir se continuar sendo o destaque da equipe do norte da Terrinha.

LEIA MAIS

Carlos Vinicius marca, mas Benfica perde Taça de Portugal para o Porto

Maranhense Dyego Sousa sonha com retorno a seleção de Portugal

Galeno que, apesar de jovem, tem mais de 100 partidas com a camisa do Braga, já marcou três gols neste ano e deu duas assistências. Todos os tentos do meia-atacante foram na Europa League, principal competição do calendário da equipe, o que fez dele um dos atletas com mais minutos em campo no time treinado por Carlos Carvajal na temporada 2020/2021. Galeno, inclusive, vem sendo tratado na imprensa portuguesa como “insubstituível” no time. Na temporada inteira são 10 gols e 12 assistências.

Nesta quinta-feira, 4, inclusive, o Braga entra em campo pela Taça da Liga, para enfrentar o Paços Ferreira, e, neste confronto, segundo a imprensa, Galeno pode ganhar um descanso e será testada a “dependência” que o time tendo com o maranhense. Carvajal, porém, não confirmou se poupará o “extremo”, posição que ele ocupa no campo, segundo o português europeu.

Nunca jogou no Maranhão

Galeno tem contrato de cinco anos com o Braga
Galeno tem contrato de cinco anos com o Braga

Sem atuar de forma profissional no Maranhão, Galeno saiu de Barra do Corda, ainda com 14 anos, para Goiás, onde jogou nas categorias de base do Trindade. Pela mesma equipe ele se profissionalizou em 2016 e foi considerado a revelação do Campeonato Goiano daquele ano. Na mesma temporada foi contratado pelo Grêmio Anápolis, mas não chegou nem atuar, e se transferiu para o Porto, sua primeira equipe de Portugal.

Com poucas partidas pela equipe profissional do Porto, Galeno foi emprestado ao Portimonense e, em seguida, retornou aos Dragões. Após sete partidas saiu por empréstimo novamente, desta vez para o Rio Ave. No Rio Ave o meia se destacou, virou titular, e, depois de uma bela partida em uma vitória sobre o Braga, foi comprado pelo seu atual clube.

Em maio deste ano, Galeno foi eleito o melhor em campo pelo Braga na final da Taça de Portugal, se sagrando campeão após vitória sobre o Benfica por 2 x 0. Com cinco anos de contrato, o maranhense já tem cidadania portuguesa, e, assim como Dyego Souza, pode trocar a Seleção Brasileira pelo selecionado do astro Cristiano Ronaldo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.