Celebração

Dia Mundial do Judô é comemorado nesta quinta (28)

Criado pelo japonês Jigoro Kano, esse esporte já deu ao Brasil 24 medalhas olímpicas.

Agência Brasil

Atualizada em 26/03/2022 às 19h17
Judô já deu ao Brasil 24 medalhas olímpicas
Judô já deu ao Brasil 24 medalhas olímpicas (Foto: Gaspar Nóbrega/COB)

RIO DE JANEIRO - Esta quinta, 28 de outubro, celebra-se o Dia Mundial do Judô. Criado pelo japonês Jigoro Kano, o esporte já deu ao Brasil 24 medalhas olímpicas , sendo quatro ouros, três pratas e 17 de bronze.

Quem treina forte para também subir nesse pódio é Yasmim Lima. Natural de Fortaleza, a cearense tem 20 dos 24 anos dedicados ao judô. “Eu me lembro como se fosse hoje quando eu vesti meu primeiro quimono. No começo, a gente não tinha condição de comprar, até que minha mãe comprou o tecido para minha vó fazer. É minha armadura e com ele me sinto completa”, conta a atleta, que há quatro anos decidiu se mudar para o Rio de Janeiro com o marido e treinador, Erlani Araújo.

Campeã Pan-Americana (Lima-2019) e bicampeã brasileira na categoria meio-leve até 52 kg, Yasmim conta a principal lição que aprendeu como judoca: “O judô mudou a minha vida e pode mudar a vida de qualquer um. Ele pode ensinar não só a lutar, mas a ter um espírito mais forte, coragem, ter humildade, enfim, acho que molda um ser humano melhor”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.