Inclusão pelo esporte

São Luís receberá Festival Paralímpico em dezembro

Evento tem como objetivo promover a experimentação esportiva a crianças com e sem deficiência.

Eduardo Lindoso / O Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 11h01
Ediçãodo festival realizado em São Paulo
Ediçãodo festival realizado em São Paulo (Divulgação PMU)

SÃO LUÍS – Com o Brasil se destacando mais uma vez nas Paralimpíadas, desta vez em Tóquio, cresce cada vez mais o interesse pelos esportes paralímpicos no país inteiro. E o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), por meio do departamento Desporto Escolar, divulgou, nesta quarta-feira, 25, os municípios que sediarão a terceira edição do Festival Paralímpico Loterias Caixa, que tem como objetivo promover a experimentação esportiva a crianças com e sem deficiência. O evento será realizado no dia 4 de dezembro, das 8h30 às 12h, em 70 cidades brasileiras, e São Luís foi uma das cidades escolhidas.

O Festival é destinado a crianças de 8 a 17 anos, com e sem deficiência e a capital maranhense receberá o evento no Instituto Silvia de Handebol (ISDH) , entidade capitaneada pela ex-atleta maranhense Sílvia Helena, bicampeã pan-americana, que participou dos Jogos Olímpicos de 2012 em Londres, onde a Seleção Brasileira alcançou o sexto lugar.

Assim como em 2019, a programação oferecerá três modalidades por sede e terá duração de 3h30 - das 8h30 às 12h. A intenção é mobilizar pessoas com deficiência em todo o território brasileiro por meio das atividades físicas.

A primeira edição do Festival, em 2018, foi realizada em 48 cidades com a participação de mais de 7.000 crianças. Em 2019, o evento teve 70 sedes e atendeu mais de 10.000 crianças. A edição de 2020 foi cancelada devido à pandemia de Covid-19.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.