Resumão!

Série D: números do 1º turno e campanha dos maranhenses

Veja resumo após os jogos de ida desta 1ª fase de grupos e como se saíram Moto Club, Imperatriz e Juventude Samas, clubes do Maranhão na disputa

Eduardo Lindoso / O Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 11h02
Moto Club segue fora do G-4 do Grupo 2 desta Série D
Moto Club segue fora do G-4 do Grupo 2 desta Série D

SÃO LUÍS – Com o fim dos jogos de ida da primeira fase da Série D do Campeonato Brasileiro, é hora de analisar como ficaram os números desta parte inicial da competição, em um quadro geral, e, claro, como se saíram os três maranhenses que disputam a competição, todos no Grupo 2. De cara, já dá para dizer que o desacreditado Imperatriz é o melhor do estado neste momento, pois o Moto Club ainda patina no seu desempenho e neste momento não se encontra nem no G-4 da chave, e o Juventude Samas dá pinta de que nem por uma vaga na próxima fase deve brigar, ao contrário do que fez em 2020, quando foi o melhor clube do estado, indo até as oitavas de final.

Após o fim desta fase inicial da Série D é possível dizer que Castanhal-PR, Cascavel-PR, com cinco vitórias, e nenhuma derrota, são os dois melhores times da competição. Porém, a equipe com a melhor campanha no geral é o Castanhal, que soma ao todo 17 pontos, junto com Cascavel-PR, mas vence em critérios de desempate. Jaguará-GO, com seis derrotas, foi o time que mais perdeu, ao lado do Murici-AL. Os melhores ataques, com 15 gols feitos, são do Castanhal, Caldense e Cascavel. Jaraguá-GO e Rio Branco-PR, com dois gols cada, são os piores neste quesito.

Com oito gols, Gabriel Santos (Caldense) e Olavio (Atlético-CE) são os artilheiros da disputa.

Agora, com uma visão mais ampla desta fase da Série D, vamos falar dos maranhenses, que não se destacam nos melhores números, mas também não estão entre os piores.

Imperatriz

Começando pelo melhor do estado. O Imperatriz neste momento soma 10 pontos em 7 jogos, ocupa a 3ª colocação do Grupo 2. Essa colocação é, até certo ponto, surpreendente, lembrando que o Cavalo de Aço vem de dois rebaixamentos seguidos, na Série C, de 2020, e no Estadual deste ano. No entanto, com apenas uma derrota, e 47.6% de aproveitamento, o time da região tocantina do estado está na zona de classificação à próxima fase. A equipe treinada pelo técnico Mirandinha fez 8 gols e sofreu a mesma quantidade, portanto tem saldo zero. São quatro empates e duas vitórias que completam este desempenho do Imperatriz, que ainda não perdeu atuando em casa nesta Série D. E na abertura do returno o Imperatriz joga na sua casa, o estádio Frei Epifânio, neste sábado, 24, às 16h, novamente contra o Tocantinópolis-TO.

Imperatriz, do técnico Mirandinha, é o melhor maranhense desta Série D
Imperatriz, do técnico Mirandinha, é o melhor maranhense desta Série D

Moto Club

Cotado para ser o maranhense de melhor desempenho nesta Série D, justamente por ser o atual vice-campeão Estadual, o Moto Club tem decepcionado até o momento. O Papão neste momento é o 5º colocado, fora do G-4, e somente neste último duelo dos jogos de ida conseguiu vencer em casa, quando bateu o Palmas-TO, por 1 x 0, no sábado, 17. O time do técnico Carlos Ferro tem 9 pontos, com duas vitórias, 3 empates e 2 derrotas, em 42.9% de aproveitamento. O Rubro-Negro fez 8 gols e também sofreu 8. Na rodada de abertura do returno o Moto encara novamente o lanterna Palmas, só que deste vez em Tocantins, às 16h, deste sábado, 24, no estádio Nilton Santos.

Juventude Samas

Juventude Samas não repete campanha de 2020
Juventude Samas não repete campanha de 2020

Melhor clube do Maranhão em 2020, quando chegou até as oitavas de final na Série D, o Juventude Samas não tem repetido o sucesso neste ano e é o pior do estado nesta edição. O Peixe Poraquê ocupa apenas a 7ª posição, com 7 pontos, uma vitória, um empate e 5 derrotas. Foram oito gols marcados e 13 sofridos, em 28.6 % de aproveitamento. O time da cidade de São Mateus sequer venceu no seu estádio, o Pinheirão, e seu único triunfo foi diante do Palmas, em Tocantins, quando saiu com um 2 x 1, ainda na 2ª rodada do certame nacional. O time do técnico Marcinho Guerreiro abre o returno em novo duelo com o Guarany de Sobral-SE, desta vez no Pinheirão, sábado, 24, às 15h30. No último fim de semana o time cearense venceu em casa por 2 x 1.

Números da Série D (1º turno da fase inicial)

Melhor campanha – Castanhal-PR e Cascavel-SC (17 pontos)

Pior campanha – Jaraguá-GO (1 ponto)

Melhor ataque – Castanhal, Cascavel e Caldense (15 gols)

Pior ataque - Jaraguá-GO e Rio Branco-PR (2 gols)

Melhor defesa – Ferroviária-SP, Juazeirense-BA e Madureira-RJ (3 gols)

Pior defesa – Caucaia-CE (25 gols sofridos)

Mais vitórias – Castanhal, Cascavel, Ferroviária, ABC-RN e Guarany de Sobral ( 5 vitórias)

Menos vitórias – Patrocinense-MG, Jaraguá, Rio Branco-PR, São Bento-SP e Bahia de Feira (BA) – Nenhuma vitória

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.