Luto

Cláudio Vaz, criador do Jogos Escolares Maranhenses, morre aos 86 anos

O "Alemão" morreu nesta terça por complicações causadas pela Covid-19.

Imirante Esporte

Atualizada em 27/03/2022 às 11h02
Cláudio Antônio Vaz dos Santos , o "Alemão".
Cláudio Antônio Vaz dos Santos , o "Alemão". (Foto: Arquivo Pessoal)

SÃO LUÍS – Morreu nesta terça-feira (29) o professor Cláudio Vaz, criador do Jogos Escolares Maranhenses (JEMs), aos 86 anos.

Cláudio Vaz estava internado há algumas semanas em um hospital de São Luís, após ser diagnosticado com a Covid-19, e não conseguiu resistir as complicações da doença.

Alemão deixa seis filhos Cláudia Bogéa Vaz, Andréa Bogéa Vaz, Marcelo Vaz, Natcha Vaz, Maria José Penalber Vaz e Luciana Penalber Vaz.

Cláudio Antônio Vaz dos Santos, o "Alemão"

Cláudio Antônio Vaz dos Santos escreveu o seu nome na história do esporte no Maranhão ao criar JEMs, em 1973. O "Alemão", como era carinhosamente conhecido, nasceu em São Luís, no dia 24 de dezembro de 1935.

Cláudio Antônio Vaz foi atleta de basquetebol, voleibol, futebol de campo e salão, atletismo e natação. Pertenceu à famosa “Geração de 53” do esporte maranhense, atuante nas décadas de 1950 e 1960.

Em 1971, formado em Economia, foi nomeado coordenador do Departamento de Educação Física, Esportes e Recreação da então Secretaria de Educação e Cultura (DEFER-SEC).

Reestruturou o esporte e a Educação Física maranhense, implantando as escolinhas de esportes no Ginásio Costa Rodrigues, que passaram a funcionar desde quase por 24h ao dia, com atividades como Atletismo, Futebol de campo, salão, voleibol, basquetebol, judô, boxe (que também praticou), karatê, capoeira, xadrez, ginástica olímpica e folclore. Nesse mesmo ano criou o Festival Esportivo da Juventude – FEJ, embrião dos Jogos Estudantis Maranhenses – JEMs.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.