Rally

Equipe Maranhão Rally realiza 1º curso de navegação na zona rural de São Luís

Iniciantes no off-road aprenderam técnicas utilizadas pelos navegadores.

Imirante Esporte, com informações da Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h03
Curso de navegação contou com aulas teóricas e a parte prática na zona rural de São Luís.
Curso de navegação contou com aulas teóricas e a parte prática na zona rural de São Luís. (Raillen Martins / Maranhão Rally)

SÃO LUÍS - Uma oportunidade para os iniciantes no off-road aprenderem as técnicas de navegação. Foi com esse objetivo que a equipe Maranhão Rally realizou o primeiro Curso de Navegação para os competidores da 1ª etapa do Campeonato Maranhense de Rally de Regularidade. O curso realizado no sábado (1º) contou com aulas teóricas (no formato remoto) e a parte prática na zona rural de São Luís.

Obedecendo as medidas de segurança contra a Covid-19, o curso iniciou com a parte teórica, no formato on-line. Os futuros navegadores puderam ter o primeiro contato com o mundo do rally, aprendendo a interpretar a planilha e algumas funcionalidades do sistema de navegação.

O destaque do curso ficou para o convidado especial, Lourival Roldan, multicampeão de Rally, tendo conquistado, inclusive, o Rally Dakar em 2017. Lourival passou dicas importantes para a turma maranhense do off-road.

Ainda no sábado, no período da tarde, a turma acelerou forte na zona rural de São Luís, colocando a teoria, literalmente, em prática. Todo o curso foi organizado pelos diretores da Maranhão Rally, os experientes pilotos e navegadores João Afro e Artur Carvalho.

"Apesar da grande aceitação por parte dos interessados, nós não paramos por aqui. Já temos data agendada para mais uma aula teórica e prática: dia 15 de maio. Esperamos contar com mais pilotos e navegadores interessados em se aprimorar no mundo do Rally de Regularidade”, afirma Artur Carvalho, diretor de provas da Maranhão Rally.

Como o próprio nome já diz, no Rally de Regularidade ser rápido não é fundamental: o objetivo é manter-se dentro do tempo e do percurso estipulados pela organização em cada trecho. Cabe ao navegador precisa ler e interpretar as informações, repassando-as rapidamente ao piloto.

E, com certeza, correr um rally está na lista de todo fã de automobilismo. Para o jornalista Hugo Reis, que vai participar da competição como piloto, o curso deu mais confiança para quem deseja conhecer e se aventurar no mundo off-road.

“Foi uma experiência formidável. Pela primeira vez, eu tive este contato com pilotos experientes no assunto. O esporte off-road requer estudo, atenção e atualização permanente. A equipe da organização Maranhão Rally está de parabéns e que venha a próxima aula”, elogiou Hugo Reis.

A 1ª Etapa do Campeonato Maranhense de Rally de Regularidade vai acontecer no dia 23 de maio.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.