Esporte

Projeto Educação e Esporte beneficia crianças da Vila Conceição, em São Luís

Lançamento oficial da edição 2020 ocorreu no último sábado (29).
Imirante Esporte, com informações da Assessoria31/08/2020 às 20h52
Projeto Educação e Esporte beneficia crianças da Vila Conceição, em São LuísCrianças receberam kit com os materiais do Projeto Educação e Esporte. (Paulo de Tarso Jr / AP Assessoria)

SÃO LUÍS - O sorriso nos rostos de 60 crianças carentes moradoras do bairro Vila Conceição, em São Luís, tem um importante motivo: o Projeto Educação e Esporte – Escolinha de Futebol, iniciativa que possui uma proposta bem simples e, ao mesmo tempo, eficiente: unir a educação e o esporte na vida de quem mais precisa. É com este objetivo que o projeto chega à sua quarta edição, sendo referência no Maranhão.

Em execução desde 2016, o projeto já atendeu mais de 100 crianças. O lançamento oficial da edição de 2020 ocorreu no último sábado (29), na sede da Associação dos Médicos, na Vila Conceição, e contou com a presença dos meninos participantes da escolinha e seus familiares, seguindo as orientações sanitárias de distanciamento e higienização das mãos.

Durante a solenidade, a coordenação do Educação e Esporte – Escolinha de Futebol explicou como será o funcionamento semanal do projeto. Os 60 meninos beneficiados nesta edição terão encontros duas vezes por semana (sempre às segundas e quartas-feiras), onde irão participar dos treinos de futebol acompanhados por profissionais de educação física. Paralelamente ao trabalho desenvolvido em campo, a garotada recebe acompanhamento educacional, com aulas que servem como uma espécie de reforço escolar.

“O grande diferencial dessa iniciativa é justamente conseguir levar educação e esporte para as crianças. A dinâmica do projeto é bem simples: as crianças treinam e estudam. Além disso, sempre é oferecido um lanche para a garotada nos dias do projeto. Nosso objetivo é dar uma oportunidade para que esses meninos possam conhecer o esporte e, paralelamente a isso, incentivá-los a sempre estudar”, explicou o coordenador do projeto, Kléber Muniz.

Para a pedagoga Lourdes Soares, “o projeto Educação e Esporte é de suma importância para a comunidade da Vila Conceição, pois oferece ferramentas pedagógicas aliadas às práticas esportivas e à convivência social, fazendo que nossas crianças e jovens não entrem no mundo das drogas e em outros abusos sociais”.

Material individual

Cada menino participante recebeu um kit individual com todos os materiais que eles utilizarão durante o período de execução do projeto. Além do uniforme completo (camisa, calção, meião, caneleira e chuteira), a garotada também recebeu um caderno para utilizar durante as aulas, garrafinhas para água e máscaras de pano. Nos treinos no campo, a garotada também contará com materiais coletivos novos adquiridos pela Lei de Incentivo ao Esporte. São bolas, cones, coletes, pratinhos e outros itens.

Vale destacar que o Projeto Educação e Esporte – Escolinha de Futebol vai adotar todos os protocolos sanitários necessários para a realização das atividades educacionais e esportivas ao longo do projeto. “Estamos preocupados com o bem-estar de todos que fazem parte do projeto. Por isso, seguiremos as orientações do órgãos competentes para preservar a saúde de todos”, explicou Kléber Muniz.

Leia outras notícias em ImiranteEsporte.com. Siga, também, o Imirante no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva no nosso canal no Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99209-2383.

© 2019 - Todos os direitos reservados.