Edição de decreto

Retomada do esporte amador no Maranhão será anunciada na próxima semana

Durante entrevista coletiva, Flávio Dino anunciou também que a previsão para a retomada das aulas no Maranhão segue para o dia 10 de agosto.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h07
Governador Flávio Dino (PCdoB) durante entrevista coletiva.
Governador Flávio Dino (PCdoB) durante entrevista coletiva. (Foto: Reprodução / YouTube)

SÃO LUÍS – Um panorama da pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, no Maranhão foi feito pelo governador Flávio Dino (PCdoB), em entrevista coletiva realizada de forma remota, na manhã desta sexta-feira (24). Além disso, novas medidas de retomada de atividades foram anunciadas pelo governador, como a retomada do esporte amador no Maranhão.

Saiba mais:

Volta às aulas pode expor mais de 360 mil do grupo de risco no MA

Durante a coletiva, o governador voltou a falar de algumas medidas já anunciadas ao longo da semana, como o estudo sorológico, por exemplo. Segundo Flávio Dino, o projeto-piloto do inquérito, realizado nessa quinta-feira (23), no bairro Vila Esperança, em São Luís, foi aprovado. Sendo assim, na próxima segunda-feira (27), o estudo começará a ser realizado em 69 municípios maranhenses, testando 4.080 pessoas. "Esse inquérito vai elucidar o tamanho da subnotificação. Vai, portanto, permitir que nós identifiquemos pessoas que tiveram sintomas muito leves ou que, eventualmente, nem perceberam os sintomas, mas que foram contaminadas. Isso vai nos permitir aferir se nós estamos em uma tendência de obtenção da chamada imunidade coletiva”, explicou Flávio Dino.

Retomada das aulas

Flávio Dino, mais uma vez, voltou a falar da volta às aulas da rede estadual de ensino. Segundo o governador, a previsão de retomada das atividades para o dia 10 de agosto, até o momento, segue mantida. Ainda segundo Dino, visando a viabilização do ensino híbrido para terceiro ano do Ensino Médio, um decreto de requisição de chips com pacote de internet foi editado pelo governo do Estado, sendo atendido por uma empresa privada de telefonia. "Nós conseguimos confirmar, nesta semana, a aquisição de 90 mil chips com pacotes de internet que serão distribuídos aos estudantes da rede estadual do terceiro ano do Ensino Médio para que eles possam ter acesso tanto as aulas presenciais – que serão em dias alternados – como também as aulas não presenciais", pontuou o governador.

Esporte amador

O governador Flávio Dino informou também que na próxima segunda-feira (27), um decreto será editado pelo secretário-chefe da Casa Civil, Marcelo Tavares, dispondo sobre a retomada do esporte amador no Maranhão. "A secretaria de Esporte e Lazer (Sedel) já enviou à Casa Civil a sua proposta, fruto das consultas às federações e atletas, e, na próxima semana, terá a formalização", afirmou Dino.

Ações assistenciais

Flávio Dino revelou que o governo do Maranhão já distribuiu, gratuitamente, 2.084.342 máscaras, produzidas no sistema penitenciário e adquiridas de costureiras e costureiros locais, e 185.428 cestas básicas durante a pandemia do novo coronavírus. Ainda segundo o governador, um novo edital será lançado para a fabricação de mais máscaras.

Fiscalização

Mesmo sendo item de uso obrigatório, em alguns pontos de São Luís ainda é possível registrar aglomerações e pessoas sem máscara. Sobre essa situação, o governador do Maranhão garantiu que fiscalizações estão sendo realizadas regularmente pelo Procon e Vigilância Sanitária, a fim de evitar que as pessoas descumpram os decretos estaduais. "Todos os dias estão sendo realizadas operações de fiscalizações. Estamos acompanhando o nível de consciência social, que é o vetor mais importante", frisou Flávio Dino.

Coronavírus no Maranhão

Segundo o último boletim epidemiológico divulgado, na noite dessa quinta-feira (23), pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), o Maranhão tem 111.488 casos confirmados e 2.840 mortes pela Covid-19. De acordo com a SES, foram contabilizados 30 óbitos e 1.757 pessoas infectadas pelo coronavírus nas últimas 24 horas no Estado, sendo 114 na Grande Ilha de São Luís e 1.643 nos demais municípios. A taxa de letalidade da Covid-19 registrou queda e está em 2,54%.

Ainda de acordo com a SES, 96.851 pessoas estão curadas do novo coronavírus no Maranhão. Segundo a SES, 2.385 pacientes se recuperaram da Covid-19 nas últimas 24 horas e receberam alta, atendendo a uma orientação do Ministério da Saúde.

O boletim da SES revelou, também, que o número de municípios maranhenses com casos confirmados de Covid-19 permanece em 216. Segundo a SES, apenas a cidade de Lagoa do Mato ainda não registrou infectados pelo coronavírus.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.