Educação física

Saiba as vantagens de treinar com profissionais de educação física habilitados

Conselho Regional de Educação Física, seccional Maranhão, alerta para riscos e perigos de orientações mal feitas.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h14
Orientação de profissionais de educação física habilitados é fundamental para um bom desempenho.
Orientação de profissionais de educação física habilitados é fundamental para um bom desempenho. (Foto: divulgação)

SÃO LUÍS – Manter um corpo bonito e em forma é o desejo de muita gente. Por esse motivo, as academias de ginásticas sempre estão cheias por pessoas das mais diversas idades. Entretanto, é preciso ficar atento com a atuação de profissionais de educação física nesses locais. É necessário que eles sejam graduados e possuam registro no Conselho Regional de Educação Física de cada região do País.

De acordo com Gisela Ruy, agente fiscal do Conselho Regional de Educação Física (Seccional Maranhão), em todo o país, houve um aumento de falsos profissionais na área atuando em academias e outros estabelecimentos. “Queremos conscientizar as pessoas para que elas busquem a orientação de profissionais habilitados”, explica a agente fiscal.

Ainda segundo Gisela Ruy, as pessoas que estão buscando uma boa forma física, acabam, em alguns casos, contratando falsos profissionais. “A profissão de educação física, por já ser regulamentada há 20 anos, permite que somente aqueles registrados no Conselho Regional possam exercer a profissão”, afirma Gisela.

A atuação de falsos profissionais podem trazer graves consequências, por isso, a agente fiscal do Conselho Regional de Educação Física orienta que os atletas e todas aquelas pessoas que querem entrar em forma, que não aceitem que pessoas não habilitadas receitem treinos e, muito menos, dietas. “As pessoas precisam entender que um treino mal prescrito, mal orientado, pode causar lesões irreversíveis. Lesões essas não só imediatas, mas, também, a médio e longo prazo”, alerta a agente fiscal do Conselho Regional de Educação Física da 15ª Região.

Só no ano de 2018, foram registradas mais de 140 denúncias relacionadas a profissionais não habilitados, exercendo a profissão no Maranhão. O Cref 15 segue realizando o trabalho de fiscalização em academias de pequeno e grande porte em todo o estado do Maranhão, a fim de banir a prática ilegal do exercício ilegal da profissão de Educação Física.

Para saber quais são os profissionais de educação física habilitados para o exercício da profissão, bastar acessar o site do Conselho Federal de Educação Física e do Conselho Regional de Educação física (http://www.cref15.org.br/).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.