Clima tenso

Moto Club contesta Regulamento e tabela do Campeonato Maranhense

FMF diz que documento não tem amparo legal.

Imirante Esporte

Atualizada em 27/03/2022 às 11h21

SÃO LUÍS – O Moto Club de São Luís contestou, por meio de documento protocolado junto a Federação Maranhense de Futebol (FMF), o regulamento e a tabela do Campeonato Maranhense 2018. O documento foi entregue à entidade máxima do futebol maranhense na última sexta-feira (17).

Segundo o presidente do Moto Club, Célio Sérgio, não detalhou o conteúdo do documento e jogou a responsabilidade para a FMF “Prefiro que ele (Antônio Américo) se manifestem. Mas o Moto pede alteração da tabela. Contesta a forma como foi feita”, disse o dirigente.

O presidente da FMF por sua vez disse que o documento entregue pela diretoria rubro-negra não questiona e nem sugere mudanças no regulamento, mas contesta e propõe mudanças na tabela. “O Moto não contestou, nem sugeriu mudança no regulamento, o documento, contesta a tabela”. Entretanto, na página inicial do documento mostra que o moto Club questiona sim, o regulamento, diferente do que disse Antônio Américo.

Foto: Divulgação.
Foto: Divulgação.

O vice-presidente de competições, Hans Nina, disse que o documento protocolado pelo Moto Club não tem amparo legal. “Não é amparado pela lei. Mesmo assim, seguirá o tramite: análise pelo ouvidor do campeonato, que tem 72 horas para elaborar parecer, e em seguida analise pela Federação. Quando dizemos do amparo da lei, trata-se do Estatuto do Torcedor, que prevê no art. 9 que “regulamento, tabela e ouvidor sejam divulgados com 60 dias antes”; que “nos 10 dias seguintes, qualquer interessado pode sugerir alteração no regulamento. E aí segue o tramite descrito acima. O artigo preceitua ainda que o Regulamento definitivo não pode sofrer alterações em 2 anos, salvo se autorizado pelo conselho nacional do esporte. Possível alegação que tabela e regulamento são um só (essa alegação não foi feita, apenas conjecturando) não prospera pois, como dito, o Estatuto Torcedor veda mudança de regulamento, e não da tabela, logo não são únicos. Entretanto, conforme exposto, seguiremos a tramitação corriqueira ao documento, observando o direito constitucional de petição, que cabe a todos pleitear algo que entende ser cabível”, comentou o dirigente.

Site oficial do Moto detalha teor de documento. Foto: Reprodução.
Site oficial do Moto detalha teor de documento. Foto: Reprodução.

Após repercussão nas redes sociais, o Moto divulgou no site oficial o que reclama no documento. “O Moto Club, através do departamento jurídico, entrou com um Manifesto questionando a fórmula aplicada para fazer a tabela da competição, onde nas cinco primeiras rodadas do Maranhense, o Papão do Norte faz quatro jogos como visitante, sendo que três são seguidos, nas rodadas 3, 4 e 5, isso sem contar, que abre a competição com um jogo em Imperatriz. O que chama a atenção, é que nestas mesmas rodadas (3,4 e 5), o Imperatriz faz suas partidas como mandante, ou seja, nas cinco primeiras rodadas do Campeonato Estadual, o Cavalo de Aço faz quatro partidas como mandante. Restando ao Moto Club ser mandante em jogos sem interesse financeiro para a arrecadação de recursos. O Bacabal, time recém-promovido à elite do futebol maranhense, fará três partidas seguidas dentro de seu estádio, com dois grandes jogos: Bacabal x MAC e Bacabal x Moto Club. O Leão do Mearim ainda faz mais uma partida como mandante, totalizando quatro jogos diante sua torcida. Para o Papão do Norte resta apenas um Maremoto: Moto Club x MAC, na última rodada da competição. Além de Imperatriz e Bacabal, o Cordino também faz quarto jogos como mandante. A diretoria do Moto Club quer um processo democrático, pois nada mais justo que um sorteio para a definição de partidas/confrontos, datas e horários. O Papão reintegra que o pedido no Manifesto contesta o regulamento na confecção da tabela de jogos”, relata a publicação.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.