Veja a entrevista!

Inclusão: benefícios da natação para pessoas com necessidades especiais

A Viva Água realiza aulas que ajudam na qualidade de vida e desenvolvimento em todas as idades.

Ingrid García / Imirante Esporte

Atualizada em 27/03/2022 às 11h21

SÃO LUÍS – A superação faz parte do dia a dia de pais e familiares de pessoas com necessidades especiais e, a inclusão, facilita muito a confiança de quem precisa e de quem entrega os filhos com deficiência para realizar qualquer atividade física. Na Viva Água, por exemplo, existe um projeto que promove atividades aquáticas para crianças e adultos com qualquer tipo de deficiência.

A natação traz inúmeros benefícios para a saúde de pessoas com necessidades especiais, entre elas o desenvolvimento psicomotor, aumento da autoestima e interação social. Maria Eliudes, mãe de um aluno, revela que o filho já evoluiu bastante e já se movimenta melhor após as aulas e atividades na água. “A gente percebe o desenvolvimento dele não só dentro da piscina, mas também fora dela”, explica.

Os professores recebem um treinamento especial para lidar com as dificuldades de cada aluno e, para o professor Tony, há uma relação de confiança entre os pais e a escola. “Todas as segundas-feiras temos 2 horas de treinamento para saber lidar com diversos tipos de deficiências e podermos dar suporte aos alunos, auxiliando no tratamento”, afirma.

Segundo a Denise Araújo, proprietária da Viva Água, não há restrições de idade nem de tipo de deficiência, mas é preciso consultar um médico antes que deve receitar as atividades aquáticas ao paciente para, assim, a escola lidar com ele e fazer um plano específico de treino para cada aluno. “A família é conscientizada de que precisa fazer uma avaliação e teste específicos antes de começar qualquer atividade física”, explica Denise.

Conversamos com pais e professores de pessoas com necessidades especiais para entender melhor sobre o desenvolvimento delas nas atividades aquáticas. Veja a entrevista completa:

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.