JEMs

Capoeira define os campeões dos Jogos Escolares 2017

A escola Amaral Raposo se consagrou campeã.

Imirante.com / com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h22
(Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - A modalidade Capoeira definiu seus campeões pelo Jogos Escolares Maranhenses – JEMs 2017, as disputas do esporte, realizadas no ginásio da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), terminaram nesse sábado (26).

Neste ano, a capoeira foi realizada em dois dias de competições e contou com a participação de 128 atletas, entre infanto e infantil, de 37 escolas de 15 municípios do Maranhão.
A coordenadora da modalidade, Elaine Dutra, sempre atenta e atenciosa comandou as competições com precisão. ” Estamos muito felizes pela organização neste ano o setor de saúde, segurança, limpeza nos deixa muito confortável”, disse a coordenadora.

A competição de capoeira é analisada por três árbitros onde cada um analisa um critério. Um observa e analisa o volume de jogo, o segundo a tradição e o terceiro a técnica dos atletas que envolve defesa e ataque e assim a nota é decidida. Há ainda um quarto árbitro que apita e comanda a roda de capoeira.

O capoeirista Luís Henrique, de apenas 12 anos, veio da cidade de Pastos Bons e se mostrou muito satisfeito em participar dos jogos. Ele aguardava ansioso sua pontuação.

Nas disputas, a escola que se consagrou campeã da categoria infantil feminina foi a escola Amaral Raposo, de São Luís, em segundo lugar com a prata ficou a escola Comecinho de Vida, de Anajatuba, e em terceiro com a medalha de bronze ficou a Escola João Piamarta, de São Bento.

Já no masculino, a escola Theoposteles Teixeira, de Pastos Bons, alcançou a maior pontuação. Em segundo, a escola Castelo do Saber, de Imperatriz, e em terceiro a escola Antônio Reginaldo Lopes, de Guimarães.

No infanto feminino quem levou o ouro foi a escola Nossa Senhora da Assunção, da cidade de Guimarães. A prata ficou para a escola professora Galvão Deise de Sousa, da capital, e o terceiro lugar para os atletas do IFMA do Monte Castelo.

José Henrique, secretário de esporte do município de Guimarães, gostou da organização e se demonstrou grato pela recepção oferecida pelo governo à sua delegação.

Domingos Pereira, professor de capoeira de duas escolas da cidade de Pastos Bons, frisou a importância e a preocupação que tem com seus atletas.” Nós fazemos uma seleção minuciosa, o aluno só vem competir se tiver bom rendimento escolar. Tem que ter dedicação e boas notas em primeiro lugar”, disse o professor.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.