JEMS 2017

JEMS: medalhista olímpico Codó prestigia competições de atletismo

Codó participou de quatro edições dos Jogos Escolares Maranhenses.

Heider Matos

Atualizada em 27/03/2022 às 11h22
(Foto: Bruno Mendes/Divulgação. )

SÃO LUIS – Presença ilustre no atletismo dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMS). O primeiro maranhense a conquistar uma medalha olímpica, José Carlos Moreira, o Codó, participou do dia de competições do atletismo, realizado no Campus da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) durante o sábado (12).

Codó é um exemplo claro de sucesso dentro dos JEMS. Os jogos marcaram o início de sua carreira, e o resultado a gente já sabe, uma medalha na maior e mais conceituada competição esportiva do planeta. “Participei quatro anos dos JEMS. É gratificante ver o esforço dessas crianças e de jovens para conseguir os resultados. Eu vim prestigiar por eles que são o futuro do nosso esporte. Eu me vejo nelas, passa um filme em minha cabeça. É quando vejo o que passei para chegar onde eu cheguei”, disse Codó.

Fora das competições, Codó tem como objetivo ajudar novos atletas a conquistar espaço no cenário esportivo. “Eu me sinto muito feliz em receber o carinho dos atletas. Hoje quero criar oportunidades e ajudar outros a conquistar medalhas. Quero vê-los crescer no esporte maranhense” finalizou.

O desejo de ser campeã

Na pista de atletismo, o dia foi bastante movimentado. Os JEMS são um exemplo claro de cidadania, promovendo a inserção de muito jovens no esporte e possibilitando o encontro de atletas de pontos distintos e longínquos de nosso Estado. Como o caso da pequena Gabrielle, de 12 anos, de Buriticupu. Para participar da competição de Salto em Distância, percorreu mais de 394 quilômetros de distância até a capital São Luís, com um único desejo, conquistar uma medalha nos JEMS. “É muito bom participar. Gosto muito de praticar o Salto e quero conquistar uma medalha”, disse a garota que é acompanhada de perto pelo seu treinador e por sua mãe que a cada disputa e passagem de fase enche a filha de carinho.

ParaJems: Gabriel exemplo de superação

“Eu quero ver a alegria desse povo”, disse Gabriel Sousa Tavares, de 13 anos, estudante da Escola São José dos Índios, em São José de Ribamar, antes da largada. A torcida o acompanhou e atendeu o pedido do Para Atleta, que competia nos 100 metros rasos. Dada a largada, Gabriel disparou na frente. Sem olhar para trás, e muito animado, conquistou o primeiro lugar nas disputas.

Na linha de chegada, ele não escondeu a felicidade em conquistar o título de campeão. “Eu corri muito rápido. Eu nunca ganhei um troféu na vida, foi por isso que corri o máximo que pude. Eu comecei lento, mas no final, dei a vida”, comentou Gabriel que ainda vibrou dizendo: “Vou ser o primeiro campeão aqui na UFMA. Vou ser o rei dos JEMS“.

O Para Atleta possui paralisia cerebral e mental, e também é autista. Ele é acompanhado de perto pela mãe Josefa Araújo Tavares que não esconde o orgulho do filho. “Estou muito feliz. Não importa o resultado, mas sim a felicidade dela”, disse ela. Gabriel é um exemplo de superação.

Os JEMs e ParaJEMs continuam até o dia 18 de agosto.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.