Inclusão

Liga Universitária realiza em SL ação de cidadania e esporte para promover inclusão social

Ação Social será realizada com o projeto Jovens Com a Bola Toda, que atende gratuitamente crianças e adolescentes.

Imirante Esporte, com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h24
Objetivo da ação é abordar a importância do esporte.
Objetivo da ação é abordar a importância do esporte. (Foto: Reprodução)

SÃO LUÍS - Incentivar práticas esportivas como meio de inclusão social é uma das premissas da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU). Com este intuito, a instituição realiza nesta quinta-feira (11), uma ação de cidadania em São Luís, com o projeto Jovens Com a Bola Toda, que promove, por meio do esporte, o desenvolvimento do ser humano. A atividade fez parte da programação social da Liga do Desporto Universitário de Quadras e Tênis, Conferência Norte, evento que acontece na capital do Maranhão entre os dias 8 e 13 de maio.

O objetivo da ação é abordar a importância do esporte como um dos principais condutores de inclusão social e cidadania. Na oportunidade, atletas universitários convidados da LDU de Quadras farão um bate papo sobre suas carreiras, conquistas, as dificuldades da jornada dupla e o papel do esporte em suas vidas. Haverá ainda atividades recreativas e práticas esportivas com as crianças e adolescentes atendidos pelo projeto Jovens Com a Bola Toda. Para incentivar ainda mais a paixão por esportes, a CBDU doará ao projeto materiais esportivos. A ação terá início às 14h30, no auditório da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

O CBDU Social

O projeto CBDU Social visa unificar ações já realizadas pela Confederação, alinhando isso ao calendário de eventos, tornando-as atividades oficiais e permanentes na programação da instituição. Segundo o vice-presidente da CBDU, Alim Maluf Neto, por meio do projeto, há o compromisso de mostrar que as oportunidades existem, e que é possível ter um futuro promissor e de possibilidades por meio do esporte.

“O nosso objetivo é mostrar que o esporte pode transformar pessoas em heróis. Muitas pessoas tornaram-se destaques alinhando esporte e educação como plataformas de crescimento pessoal e, através deste caminho, construíram o futuro deles”, enfatizou.

Transformar vidas por meio do esporte é uma missão, na qual o CBDU Social insere em seus projetos e propósitos. “Aproximar jovens e crianças que têm menos acesso ao esporte e educação é, sem dúvida, o legado que deixamos, uma semente que plantamos, para que elas desenvolvam-se socialmente”, pontua o vice-presidente.

Com a Bola Toda

O projeto Jovens Com a Bola Toda possui uma história de 15 anos, que tem como premissa o esporte como meio de educação, onde são desenvolvidas atividades desportivas e também pedagógicas. Hoje, é realizado por educadores bolsistas e voluntários, estudantes do curso de Educação Física, sendo um deles ex-aluno do projeto, e por professores supervisores.

O projeto atende cerca de 80 crianças e adolescentes, entre sete e 14 anos, e trabalha a partir das experiências vividas que tenha relação com os domínios cognitivos, psicomotores, sociais, éticos e morais. São desenvolvidas atividades aquáticas, de esportes de quadres, recreativas e algumas atividades pedagógicas em aula.

Liga do Desporto Universitário de Quadras

A Liga do Desporto Universitário de Quadras, Conferência Norte, é uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) em parceria com a Federação Acadêmica Maranhense de Esportes (FAME).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.