Na Litorânea

Campeonato Maranhense de Kitesurf agita orla de São Luís

Neste fim de semana, foram realizadas duas etapas da 5ª edição do evento.

Imirante.com, com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h28
Os atletas deram show ao mostrarem toda a habilidade sobre a prancha.
Os atletas deram show ao mostrarem toda a habilidade sobre a prancha. (Foto: Carlos Brasileiro/Na Mira)

SÃO LUÍS – Neste fim de semana, teve início o 5º Campeonato Maranhense de Kitesurf, com a realização da primeira e segunda etapa. Os atletas participaram de duas provas de Downwind (corrida a favor do vento) e quatro Regatas Bidirecionais (corrida em circuito, contra e a favor do vento). A largada do downwind foi na praia do Meio, com chegada na avenida Litorânea, onde foram feitas as regatas.

A competição deixou o céu da Litorânea mais bonito, enfeitando a orla de São Luís com as cores vibrantes dos kites. Os atletas deram show ao mostrarem toda a habilidade sobre a prancha. Muita gente que passou no local aproveitou para registrar imagens da apresentação dos competidores.

O campeonato, que conta com a produção e promoção da Associação de Velejadores do Maranhão (Avema), trouxe, além da beleza, muita diversão. “É uma competição organizada com muita seriedade e preocupação com os itens de segurança. Além de ser um lindo evento, um espetáculo de beleza. O mar fica colorido como nunca! E acaba sendo uma grande confraternização entre os profissionais do esporte. É um evento amador onde todos podem participar com a seriedade de um evento profissional”, ressalta Rogério Luna, presidente da Avema.

Para quem está tendo a oportunidade de participar do Campeonato, fica o sentimento de alegria e satisfação, como é o caso do Bruninho que só tem 16 anos e há quatro anos pratica kitesurf. Ele conta que se sentiu atraído pelo kite, após fazer amizade com alguns praticantes do esporte e ser convidado para aprender.

“No começo tive muito medo de tubarão e tudo mais que estava debaixo d’ água, mas depois comecei a aprender e gostar. Hoje, o kite é tudo pra mim, eu levo a sério esse esporte e me sinto muito realizado. Agora, estou esperando receber um patrocínio para competir mais vezes, pois, pretendo ser um profissional no kite”, afirma Bruninho, que conseguiu chegar em 2º lugar no downwind na categoria até 25 anos.

Quem também alcançou o segundo lugar no downwind de sua categoria, foi a Juliana. A jovem pratica o kite há 9 anos e vê no esporte a possibilidade de se livrar do estresse e curtir a orla de São Luís.

“Eu entrei no kite quando ele surgiu em São Luís, fui da primeira leva. Eu olhei aquela pipa no ar, fiquei encantada e disse: ‘Meu Deus, eu também quero!’. Hoje, o kite me ajuda a ‘desestressar’. Eu trabalho a semana inteira e quando chega no final de semana, subo no kite e esqueço tudo. É só alegria. E estar no campeonato é maravilhoso, pois, além de uma competição, é uma forma de conhecer outros amantes do esporte”, destaca Juliana.

Este fim de semana foi apenas o começo da temporada do campeonato. As próximas etapas serão realizadas no mês de novembro e dezembro deste ano:

3ª e 4ª Etapas – 12 e 13 de novembro

5ª e 6ª Etapas – 3 e 4 de dezembro

Sobre o esporte

O kitesurf é um esporte no qual a pessoa desliza sobre a água em uma pranchinha, sendo puxado pelo kite (pipa em inglês), o qual funciona como uma asa impulsionada pelo vento.

Além de ser um esporte incrível de praticar, vale muito a pena, também, assistir as competições, que acontecem na belíssima orla de São Luís.

Veja as fotos de quem participou do evento neste domingo (23).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.