Olimpíadas de 2016

São Luís recebe Museu Itinerante dos Jogos Olímpicos 2016

Exposição acontece neste fim de semana na Praça Maria Aragão, em São Luís.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h32
Exposição está percorrendo mais de 40 cidades pelo Brasil.
Exposição está percorrendo mais de 40 cidades pelo Brasil. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - A Praça Maria Aragão receberá, neste sábado (14) e domingo (15), a visita da exposição "Se Prepara Brasil - O Caminho do Esporte até o Rio de Janeiro", uma ação promocional dos Jogos Olímpicos Rio 2016 em parceria com o Ministério da Cultura (MinC). O público poderá visitar a exposição, no horário das 9h às 18h, com entrada gratuita. A chama olímpica desembarca na capital maranhense dia 12 de junho. Para celebrar os jogos também haverá uma programação especial em vários pontos do revezamento que conduzirá a tocha olímpica pela capital maranhense.

A exposição está percorrendo mais de 40 cidades pelo Brasil, montada em duas carretas itinerantes, e conta a história dos Jogos Olímpicos, a evolução dos esportes, a participação do Brasil nas competições, as curiosidades e bastidores das edições passadas e como o país se preparou para receber os Jogos Olímpicos Rio 2016.

Acervo

No acervo da exposição, peças exclusivas dos comitês olímpicos brasileiros e internacional, com conteúdo digital, material interativo, fotos de todas as cerimônias de abertura, réplicas de medalhas e mascotes e informações históricas de toda evolução das Olimpíadas. O Museu Itinerante tem como objetivo levar um pouco da história dos Jogos e estimular novos talentos para o futuro dos nossos esportes.

Revezamento da tocha

A tocha olímpica chega a São Luís no dia 12 de junho, às 9h45. Depois de Brasília, a capital maranhense é a primeira cidade onde a Chama Olímpica desembarca de avião e também a primeira onde a tocha passa todo o dia e pernoite.

Após o percurso da tocha em oito pontos diferentes da cidade, será acesa na Praça Maria Aragão a Pira Olímpica, onde acontecerá programação cultural. Artistas e coletivos artísticos interessados em se apresentar na programação têm até o dia 20 de maio para se inscrever na chamada pública de seleção de propostas artísticas, clique aqui para se inscrever.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.