Futsal

Oficiais de arbitragem da Fefusma participam de pré-temporada

Árbitra da Fifa ministrou palestra durante evento na capital maranhense.

Imirante.com, com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h35
Oficiais de arbitragem participam de pré-temporada da Fefusma.
Oficiais de arbitragem participam de pré-temporada da Fefusma. (Divulgação)

SÃO LUÍS - O Departamento de Arbitragem da Federação de Futsal do Maranhão (Fefusma) promoveu, no último fim de semana (13 e 14), a pré-temporada para árbitros, anotadores e cronometristas que irão atuar nas competições promovidas pela Fefusma na temporada 2016. O objetivo da realização desta pré-temporada foi de reciclar e capacitar os oficiais de arbitragem. Este ano, o evento foi realizado no Comando Geral da Polícia Militar, no bairro do Calhau, e contou com a participação da árbitra Fifa Alana Jussara Lucena, que ministrou uma palestra sobre padronização e atualizações das regras da modalidade.

Principal atração da pré-temporada deste ano, a árbitra Fifa Alana Jussara Lucena aproveitou a oportunidade para esclarecer algumas dúvidas sobre a interpretação das regras da modalidade utilizando exemplos vivenciados por ela na Copa América de Futsal Feminino e no Grand Prix de Futsal Masculino. Nos dois torneios, ela apitou a final.

A pré-temporada de 2016 não se resumiu apenas às regras do futsal. Houve espaço para a preparação física e psicológica dos árbitros maranhenses. O professor Carlos Augusto Pereira, preparador físico da Federação Maranhense de Futebol (FMF), destacou a importância da preparação física para os árbitros, que necessitam de um bom condicionamento para acompanhar bem de perto os lances de uma partida de futsal.

Já no assunto psicológico, a psicóloga do Esporte Dra. Joyce Sales explanou sobre a “Gestão de conflitos em quadra”. Situações de jogo, movimentação, postura e tomada de decisões em uma partida também foram temas abordados durante o fim de semana de pré-temporadas dos árbitros da Fefusma.

Além das palestras, os árbitros também participaram de testes físicos e de resistência. Após a realização da pré-temporada deste ano, todos oficiais de arbitragem receberam certificados de participação.

Nos próximos dias, a Federação de Futsal do Maranhão (Fefusma) deverá divulgar o calendário completo das competições de 2016.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.