Automobilismo

Tudo pronto para a 3ª etapa da Seletiva de Kart Petrobras em SL

Competição será realizada no fim de semana no kartódromo João Sallen.

Imirante.com, com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h40
Mais três finalistas serão conhecidos neste sábado durante a disputa do Campeonato Norte Brasileiro de Kart.
Mais três finalistas serão conhecidos neste sábado durante a disputa do Campeonato Norte Brasileiro de Kart. (Fábio Oliveira / Radical Motors)

SÃO LUÍS - O kartódromo João Sallen, em São Luís, recebe neste sábado (29) o 2º Campeonato Norte Brasileiro de Kart e, na categoria Graduados, os pilotos estarão concorrendo a mais três vagas na final da Seletiva de Kart Petrobras 2015. A 17ª edição do evento terá 12 participantes na briga pelo maior prêmio do kartismo nacional em novembro e já conta com seis classificados.

No total, 102 pilotos disputarão o Norte Brasileiro, divididos em sete categorias. Na Graduados, 17 estarão na competição, mas as vagas da Seletiva serão válidas para os pilotos entre 15 e 18 anos. Entre os pilotos locais, o maranhense José Rezende Neto, de 18 anos, o sergipano Gabriel Cabral, de 16, e o amazonense Gabriel Silva, de 17, aparecem entre os favoritos.

"Vou tentar a vaga pela primeira vez. Sei que vai ser bem disputado, mas estou preparado tanto fisicamente, quanto psicologicamente. Espero que dê tudo certo. Ter a Seletiva no Norte e Nordeste é de extrema importância para formar novos pilotos", destacou Gabriel Silva.

Uma das presenças ilustres da prova será o maranhense Marcelo Medeiros, que não concorrerá à vaga em virtude da idade, mas já foi finalista da Seletiva em 2008. O piloto de 29 anos conquistou recentemente seu bicampeonato no Rally dos Sertões, na categoria quadriciclos, mas nunca deixou o kartismo de lado.

"Treino de kart todo o fim de semana. O kart é a base de tudo e te dá reflexo e condicionamento físico. Toda vez que tem Seletiva de Kart Petrobras em São Luís eu faço questão de prestigiar. É uma etapa que nós esperamos o ano todo e que serve como referência para os pilotos da região, para vermos como está o nível do nosso kartismo com os pilotos de fora", declarou Medeiros.

Seis kartistas já estão classificados para a final de 2015: o gaúcho Bruno Bertoncello, o carioca Zaiya Fontana, os paulistas Gaetano di Mauro, Murilo della Coletta e Luiz Matheus, e o goiano Luiz Branquinho. Depois de São Luís, a Seletiva segue para Minas Gerais, onde serão conhecidos os três últimos finalistas.

Na final, marcada para novembro, serão 12 kartistas na briga pelo maior prêmio da modalidade no país e a participação em um programa de orientação, que inclui treino com simulador de F-1, teste com equipe de base do automobilismo europeu, participação no Mitsubishi Racing Experience, entre outros.

O Norte Brasileiro terá a realização de duas baterias no sábado (29), com 15 voltas cada. O grid da primeira será definido após a tomada de tempos, que acontecerá na sexta-feira (28). Para a largada da segunda bateria, valerá a posição de chegada na corrida 1, mas com os cinco primeiros invertidos no grid.

Confira a programação para o 2º Campeonato Norte Brasileiro de Kart (categoria Graduados):

Quinta-feira, dia 27

14h30 às 15h - 1º Treino Livre
16h30 às 17h15 - 2º Treino Livre

Sexta-feira, dia 28
14h30 às 15h - 3º Treino Livre
16h às 16h30 - Warm up
17h às 17h10 - Tomada de Tempos

Sábado, dia 29
14h às 14h30 - 1º Bateria
15h30 às 16h - 2ª Bateria

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.