Automobilismo

Pilotos querem fazer bonito na Seletiva de Kart Petrobras em São Luís

A disputa ocorrerá entre os dias 27 e 29 de agosto na capital maranhense.

Imirante.com, com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h40
Kartistas da região querem aproveitar a vantagem de "correr em casa" para se classificarem para a final da Seletiva.
Kartistas da região querem aproveitar a vantagem de "correr em casa" para se classificarem para a final da Seletiva. (Fábio Oliveira / Radical Motors)

SÃO LUÍS - A menos de dez dias de mais uma etapa classificatória da Seletiva de Kart Petrobras 2015 já é grande a expectativa em São Luís para a realização do torneio dentro do 2º Campeonato Norte Brasileiro de Kart. A disputa ocorrerá entre os dias 27 e 29 de agosto para os pilotos da categoria Graduados (com idades entre 15 e 18 anos) no kartódromo João Sallen, na capital maranhense.

Com três paulistas, um carioca, um gaúcho e um goiano já classificados, os pilotos do Norte e Nordeste querem usar a vantagem de correrem em casa para mostrarem a força do kartismo na região e garantirem um lugar na disputa da final.

Um dos favoritos é o maranhense José Rezende Neto, de 18 anos, que tentará participar de uma final da Seletiva de Kart Petrobras pela terceira vez. "A expectativa é grande, pois no ano passado bati na trave, mas vou tentar novamente com todas as minhas forças, principalmente, correndo em casa, o que é um privilégio ainda maior", declarou o piloto, que este ano iniciou sua carreira no automobilismo.

"Estou disputando o Campeonato Paraense de Marcas e Pilotos, mas fiz uma prova de kart no open do Norte Brasileiro, que serviu como preparativo para a Seletiva. Larguei em quarto, a apenas 0s057 do pole e terminei em terceiro", destacou o piloto.

Outro kartista da região que espera ficar com uma das três vagas em disputa é o sergipano Gabriel Cabral, de 16 anos. O piloto corre atualmente o campeonato de kart do seu Estado e, no final de 2014, foi o quarto colocado na Copa das Confederações no Rio de Janeiro na categoria Graduados F4.

"Vai ser a primeira vez que vou tentar uma vaga na Seletiva de Kart Petrobras e estou bastante ansioso. Não conheço a pista de São Luís, mas já olhei alguns vídeos na internet e estou feliz com esta oportunidade de disputar a vaga na região nordeste. É muito importante para os pilotos daqui terem essa chance, sem precisar ir para o Sul", comentou Cabral.

Há 17 anos, a Seletiva de Kart Petrobras vem apoiando os principais campeonatos de kart do país e oferecendo a oportunidade de pilotos de diversas regiões participarem de suas etapas classificatórias ao longo do ano. O torneio, patrocinado pela Petrobras e Petrobras Distribuidora, distribui a maior premiação da modalidade no país e já passou por 16 Estados e 32 cidades desde a sua criação em 1999.

Em São Luís, serão mais três finalistas, que se juntarão aos seis já classificados: o gaúcho Bruno Bertoncello, o carioca Zaiya Fontana, os paulistas Gaetano di Mauro, Murilo della Coletta e Luiz Matheus, e o goiano Luiz Branquinho. Na final, marcada para novembro, serão 12 kartistas na briga pelo maior prêmio do kartismo nacional e a participação em um programa de orientação, que inclui treino com simulador de F-1, teste com equipe de base do automobilismo europeu, participação no Mitsubishi Racing Experience, entre outros.

A Copa Norte terá a realização de duas baterias no sábado (29), com 15 voltas cada. O grid da primeira será definido após a tomada de tempos, que ocorrerá na sexta-feira (28). Para a largada da segunda bateria, valerá a posição de chegada na corrida 1, mas com os cinco primeiros invertidos no grid. A disputa na pista de 1.000 metros será em sentido horário.

Confira a programação para a Copa Norte (categoria Graduados):

Quinta-feira, dia 27

14h30 às 15h00 - 1º Treino Livre

16h30 às 17h15 - 2º Treino Livre

Sexta-feira, dia 28

14h30 às 15h00 - 3º Treino Livre

16h00 às 16h30 - Warm up

17h00 às 17h10 - Tomada de Tempos

Sábado, dia 29

14h00 às 14h30 - 1º Bateria

15h30 às 16h00 - 2ª Bateria

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.