Copa São Paulo

Jogadores do Sampaio treinam firme para estrear contra o Flamengo

A estreia será dia três de janeiro em Osasco, região Metropolitana de São Paulo.

Heider Matos/Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h47
 Sampaio estreia contra o Flamengo. Foto: De Jesus/O Estado.
Sampaio estreia contra o Flamengo. Foto: De Jesus/O Estado.

SÃO LUÍS - A expectativa dos jovens jogadores do Sampaio Corrêa é grande, haja vista que o time será um dos representantes do Maranhão na 46ª Copa São Paulo de Futebol Jr a ser realizada em janeiro de 2015. A competição, que também é chamada de Copinha, é uma grande oportunidade para que jogadores com futuro promissor possam ser vistos e contratados por clubes do cenário nacional e a até internacional. E a expectativa se torna ainda maior por conta do adversário que o time maranhense terá na primeira rodada do Grupo Q da competição.

O Tricolor enfrentará o Clube de Regatas do Flamengo, no dia 3 de janeiro, no Estádio Prefeito José Liberatti, em Osasco, região metropolitana de São Paulo. A partida será transmitida ao vivo pelos canais Sportv e ESPN, o que aumenta ainda mais o desejo dos atletas em mostrar o seu futebol. Além do time carioca, o time maranhense terá como adversário o Osasco (SP), no dia 6, e o Vilhena (RO), no dia 9 de janeiro.

A melhor campanha de uma equipe maranhense na maior competição de categorias de base do país foi com o Moto Clube, em 2009. Na disputa com outas 87 equipes, o Papão foi eliminado nas quartas de final, quando perdeu para o Grêmio Barueri. O outro representante do Maranhão é o Babaçu, de São Mateus. Na primeira rodada, dia 3 de janeiro, o time do interior maranhense enfrentará o Linense (SP). No dia 6, o adversário será o Santos. O último jogo da fase de grupos será diante do Penapolense-SP. Todos os jogos serão realizados no Estádio Gilberto Siqueira Lopes, na cidade de Lins.

 Alexsandro marcou 13 gols no Estadual. Foto: De Jesus/O Estado.
Alexsandro marcou 13 gols no Estadual. Foto: De Jesus/O Estado.

A maioria dos jogadores do Sampaio é de origem simples e pobre, que enxerga no futebol uma oportunidade de mudar a sua situação financeira da família. Como é o caso de Alexsandro Oliveira, de 19 anos. Há pouco mais de um ano defendendo as cores do “Bolivão”, o jovem pernambucano de Petrolina já conquistou o seu espaço no time e foi o artilheiro do Estadual Sub-20 com 13 gols. Apesar da pouca idade, ele já tem passagens pelo Vitória (BA), onde conquistou um Campeonato Baiano Sub-18; Petrolina-PE, quando conquistou três campeonatos Pernambucanos, sub-18; e pelo Grêmio (RS), seu último clube ante de chegar ao Maranhão.

Com sorrisos largos, que demonstram o anseio de ser jogador profissional, Alexsandro disse estar preparado para o desafio e enxerga neste confronto com o time carioca uma oportunidade de ouro para a sua carreira. “A expectativa é de chegar lá e fazer uma boa campanha. Estar focado. O grupo está unido e vamos enfrentar o Flamengo com disposição. Temos que estar ligado o tempo todo. A Emoção é muito grande. A vontade é outra. Sempre sonhei enfrentar um time grande, principalmente o Flamengo. Agora é focar para fazer um bom jogo”, disse.

Apoio da família

“No início da carreira, o apoio de familiares e amigos é essencial”. Este é o relato do ludovicense João Vitor Lima, de 19 anos. João é um dos destaques do time e arranca elogios do técnico Dejair. Mas, essa promessa do futebol maranhense já teve sua carreira, como jogador de futebol, ameaçada. Mas, mesmo com os percalços da vida ele se mantém perseverante em seu sonho. “Já tenho esposa e um filho. De vez em quando eu faço uns bicos aqui, outro ali para sustentá-los. Meu maior sonho é assinar um contrato profissional, ajudar a minha família e poder dar algo melhor para eles. Venho de família humilde e eles sempre me apoiaram, independentemente do que eu escolher. Meu sonho é jogar futebol é o que gosto de fazer”, relatou emocionado.

Sobre o jogo contra o Flamengo, os sorrisos entregam o entusiasmo. “A expectativa é de chegar lá e fazer uma boa campanha. Nosso objetivo primeiro é passar da primeira fase e depois conquistar algo mais alto pra gente. A gente vai entrar de igual para igual. Estamos trabalhando forte pra possamos fazer um bom jogo. É o jogo da nossa vida”, disse João Vitor.

 Maicon sonha em jogar pelo Barcelona. Foto: De Jesus/O Estado.
Maicon sonha em jogar pelo Barcelona. Foto: De Jesus/O Estado.

A família parece ser o maior incentivo dos jovens atletas. Não importa o lugar ou a origem, o desejo é o mesmo, ser jogador profissional de futebol. E não é diferente com o capitão da equipe. Natural de Bequimão, Baixada maranhense, Maicon Martins, de 19 anos, viajou até São Luís para realizar o sonho infância. “Meu sonho é me tornar um jogador profissional e jogar no futebol europeu. E após o estadual, vi que isso era possível. O estadual foi minha primeira competição. A expectativa agora é boa. De fazer um bom trabalho”. E por falar em sonho. O líder tricolor pensa alto e demonstra bastante determinação. “Quero jogar no Barcelona. Tenho que sonhar alto, não dá para sonhar baixo. Tenho que trabalhar muito para consegui”, vibrou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.