qualidade de vida

Triatleta maranhense estreia blog “Em movimento” no Imirante

Lucas Helal vai escrever sobre triathlon, atividade física e qualidade de vida.

Fernando Oliveira/Imirante Esporte

Atualizada em 27/03/2022 às 12h07

SÃO LUÍS – Triatleta, treinador, professor, palestrante e, também, escritor de artigos. Tanta bagagem junta dá uma noção do perfil de Lucas Helal. O atleta maranhense de triathlon, que, atualmente, mora em Santa Catarina, é o mais novo integrante do cast de blogueiros do Imirante. O “Em movimento” já está no ar (para acessá-lo clique aqui) e chega ao portal como uma grande novidade para quem busca bem-estar físico e qualidade de vida.

Em entrevista ao Imirante Esporte, Lucas falou sobre sua expectativa em torno desse momento. “É uma grande responsabilidade, sem dúvida, fazer parte da equipe do portal Imirante. A minha esperança é que o blog contribua para a difusão da prática da atividade física como qualidade de vida”, afirmou.

Lucas Helal foi, várias vezes, destaque no Imirante, em função do seu desempenho como atleta. O namoro com o portal ganhou força, principalmente, depois de sua conquista no Troféu Mirante Esporte em 2012. “Depois dessa conquista, o Imirante nos procurou para falarmos de assuntos relacionados à atividade física e qualidade de vida. E, hoje, estamos aqui, realizando esse projeto”, confirmou.

Uma das principais funções desse espaço, segundo ele, é mostrar outras faces da atividade física. “quero mostrar que atividade física não representa apenas jogar futebol, pedalar ou algo do tipo, mas, também, estar sempre em movimento, como forma de sair do sedentarismo”, revelou o triatleta.

Apesar da estreia de seu blog, Lucas já possui uma experiência significativa como escritor de artigos. Ele escreve para a revista Mundo Tri, revista especializada em triathlon. “É uma revista com mais de 10 mil assinantes, considerada a melhor publicação sobre o triathlon no Brasil. É muita responsabilidade”, destacou.

 Lucas Helal mora, há 4 anos, em Santa Catarina, onde foi buscar aperfeiçoamento para o triathlon.(Foto:Divulgação)
Lucas Helal mora, há 4 anos, em Santa Catarina, onde foi buscar aperfeiçoamento para o triathlon.(Foto:Divulgação)

O triatlhon na vida de Lucas Helal

Lucas já tem um caminho com o triathlon há, pelo menos, cinco anos. Ele começou a praticar o esporte no Maranhão e há, pelo menos, quatro anos, saiu do seu Estado para aperfeiçoar seu desempenho na modalidade. Atualmente, ele participa de competições importantes no país e teve conquistas importantes no esporte. Em 2012, ele foi campeão brasileiro Sub-23 de duathlon, sua primeira experiência como profissional. Também, possui algumas experiências internacionais. Participou de torneios na China, na categoria amador, e em Johannesburgo, na África do Sul. Meio. Sem contar a sua participação em uma etapa no Meio Ironman em 2011, uma das mais importantes competições de longa distância do mundo, realizada em Miami, Estados Unidos.

Falando em Ironman, ele já está se preparando para a sua primeira participação na etapa brasileira da competição em 2014. Ele explica porque a prova é tão desafiadora. “São 3.800 metros de natação, 180km de ciclismo e 42km de corrida (extensão de uma maratona). Em provas assim, o que se avalia não é, apenas, velocidade, mas, principalmente, resistência física”, revelou Lucas. Mas ele ressalta que, nesse tipo de prova, mesmo que velocidade não seja o mais importante, ela tem sido um critério decisivo. “as últimas edições mostraram que, a competição acaba sendo decidida, também , por atletas velozes”, acrescentou.

O treinador, professor e palestrante

[e-s001]

Os bons resultados e seu envolvimento como triatleta renderam, à Lucas Helal, convites importantes. Recentemente, ele foi convidado para ser comandar, no Brasil, a Breakaway training, um time de San Diego, nos Estados Unidos, especializada na preparação de triatletas de ponta e, também, de atletas amadores de outras modalidades. “Eu recebi o convite do triatleta Guto Antunes, no início do ano, para capitanear esse projeto e isso acabou acontecendo mais rápido do que eu esperava. Posso dizer que, ali, começou minha carreira de treinador”, revelou o atleta.

Não bastasse isso, Lucas já atua, há algum tempo, como professor. Ele atesta que, desde os tempos de universidade, o envolvimento como educador sempre fez parte de sua rotina. “Desde minha graduação, eu sempre tive gosto pela área acadêmica. Comecei nessa empreitada atuando como estagiário e projetei isso para o mestrado, que, ainda, estou buscando”, afirmou o triatleta.

A atuação de Lucas escrevendo artigos e como educador físico rendeu a ele vários convites para ministrar cursos e palestras. Ele diz que isso foi acontecendo naturalmente e que se transformou num talento dele. “Acho que acabei ganhando o dom de ensinar e compartilhar aquilo que aprendi, porque, me parece que, quando dou palestras, a coisa vai fluindo naturalmente”, comemorou. “É preciso traduzir, numa linguagem mais coloquial, os conhecimentos que adquiro para estudantes e professores de educação física”, complementou.

 Lucas Helal disse que, desde os tempos de universidade, sempre teve gosto pela pesquisa e pelo ensino em educação física.(Foto:Divulgação)
Lucas Helal disse que, desde os tempos de universidade, sempre teve gosto pela pesquisa e pelo ensino em educação física.(Foto:Divulgação)

O, também, professor, atua na área de fisiologia do exercício e em métodos avançados de treinamento. Ele destaca que uma de suas missões como educador físico e palestrante é mostrar que praticar e ensinar atividade física não tem relação somente com esportes tradicionais. “a minha ideia é mostrar que o professor de educação física não é mais somente aquele que ensina você a jogar futebol ou algo assim. Ele precisa entender dos mecanismos da atividade física e suas consequências para a qualidade de vida do indivíduo”, e acrescentou: “atividade física significa, antes de tudo, estar em movimento, como forma de sair do sedentarismo e dos maus hábitos”.

Lucas Helal disse que é exatamente essa a ideia o projeto de seu blog no imirante. “quero ajudar o internauta a descobrir os benefícios da atividade física como forma de melhorar a qualidade de vida, mostrando os caminhos dessa atividade e incentivando a prevenção de doenças”. E reiterou: “Também, quero mostrar que, mais que um ambiente que proporcione melhorias físicas, a prática esportiva é um lugar de integração entre as pessoas o que, também, ajuda em uma vida mais saudável”, finalizou o atleta.

Para acessar o blog “Em movimento”, do triatleta maranhense, Lucas Helal clique aqui.

Perfil de Lucas Helal

Triatleta profissional;

Atual campeão brasileiro de duathlon terrestre, categoria Sub-23;

Experiência em competições internacionais como: China, África do Sul e Meio Ironman, em Miami (Estados Unidos);

Bacharel em Educação Física pela Universidade do Sul de Santa Catarina;

Membro-pesquisador do Laboratório de Esforço Físico da Universidade Federal de Santa Catarina, com ênfase nos temas: fisiologia do exercício, treinamento desportivo, emagrecimento, bem-estar e saúde;

Diretor técnico da Breakway Training Brasil, especializada no treinamento de atletas de ponta em Triathlon;

Técnico de Triathlon, nível 1;

Para ler mais notícias do Imirante Esporte, clique em imirante.com/esporte. Também siga o Imirante no Twitter e curta nossa página no Facebook

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.