esporte inclusivo

Encontro brasileiro sobre esportes educativos começa nesta quarta

Evento reunirá organizações que desenvolvem projetos sociais de esporte educativo e inclusivo.

Imirante Esporte*

Atualizada em 27/03/2022 às 12h08

SÃO LUÍS - Nesta quarta-feira (15) terá início o II Encontro Brasileiro de Mediação em Esportes Educativos. Organizações brasileiras e de outros países que desenvolvem experiências de projetos sociais na área do esporte educativo e inclusivo estarão em São Luís até sexta-feira (17) participando do evento.

O encontro é uma realização conjunta do Instituto Formação, o Fundo das Nações Unidas para Infância (Unicef) e a Streetfootballworld, Organização Não-Governamental que apoia projetos sociais esportivos. O evento tem, ainda, o apoio da Universidade Federal do Maranhão, Ministério do Esporte, e de empresas privadas. Um dos seus principais objetivos é discutir o esporte como direito e ferramenta para o desenvolvimento humano e social.

A temática das palestras chega em um momento oportuno, já que o país está próximo de receber três megaeventos esportivos: A Copa do Mundo de 2014, as Olimpíadas e Paraolimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016. Uma das ideias do encontro é discutir de que maneira esses megaeventos deixarão um legado importante para o esporte brasileiro no que se refere a oportunidades de inclusão social por meio dessa estrutura.

Programação

As palestras e mesas redondas terão início nesta quarta-feira (15). A primeira roda de discussão, programada para as 9h terá como tema “O direito ao esporte seguro e inclusivo e o legado social dos megaeventos esportivos no Brasil”. A mesa terá, entre outros participantes, a presença de representantes do ministério do esportes e do Unicef.

Durante os três dias de evento, haverá outras palestras, mesas-redondas, cirandas e até práticas demonstrativas, como a que está prevista, também, para esta quarta-feira. O Circuito demonstrativo de Atletismo em três tempos – práticas do Projeto Escola de Mediação será realizado na Lagoa da Jansen, a partir das 17h.

Está previsto, também, o lançamento do livro " Futebol-arte – do Oiapoque ao Chuí", de Caio Vilela. A noite de autógrafos será realizada no Centro Histórico de São Luís.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone: 3301-3882 (Fábio Cabral).

Para ler mais notícias do Imirante Esporte, clique em imirante.com/esporte. Também siga o Imirante no Twitter e curta nossa página no Facebook

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.