Campeonato Gaúcho

Inter vence Juventude e é tricampeão gaúcho

Gazeta Esportiva

Atualizada em 27/03/2022 às 12h08

Com muito drama, o Internacional conquistou o tricampeonato gaúcho de forma antecipada. O time do técnico Dunga bateu o Juventude nos pênaltis, por 4 a 3, após um empate sem gols no tempo normal no Estádio Centenário. Foi o primeiro título de Dunga no comando do Colorado.

O Juventude anulou o Inter durante quase todo o jogo. Com um sistema defensivo muito sólido, o time caxiense dificultou a vida do Colorado, que criou poucas chances de gol durante a partida. Nos pênaltis, Fernando defendeu o chute de D’Alessandro, mas Rogerinho acertou o travessão e Moisés perdeu o último pênalti, defendido pelo goleiro Muriel.

O título de 2013 foi o 42º Gauchão da história do Inter, que abre seis estaduais de vantagem para o rival Grêmio. Vencedor dos dois turnos, o Colorado repete a trajetória de 2009, quando também foi campeão antecipado. O Lajeadense termina a competição como vice-campeão. A equipe rubra volta a campo agora no dia 15, contra o Santa Cruz, em casa, pela Copa do Brasil.

O jogo – Nos primeiros minutos, o Juventude controlou bem os movimentos ofensivos do Internacional, que tinha dificuldades para chegar na área do time de Caxias. A primeira tentativa mais perigosa do Inter veio em passe infiltrado de D’Alessandro para Fred, que chutou em cima da zaga, aos oito minutos.

Aos 11, um susto para o Colorado: Robinho bateu escanteio e Diogo Oliveira fez de cabeça, mas o árbitro marcou falta dele em Willians. Na jogada seguinte, a resposta: Gabriel recebeu pela direita e cruzou fechado, quase surpreendendo o goleiro Fernando por cobertura. Aos 19, Bergson ganhou de Gabriel pela esquerda de ataque e cruzou para Zulu, que quase alcançou de cabeça.

Depois de um começo movimentado, a partida caiu bruscamente de ritmo após os 20 minutos. Sem alternativas e bem marcado pelo Juventude, o Internacional não conseguia ingressar com bola na área adversária. Uma das raras boas jogadas ocorreu aos 33 minutos: Fabrício fez boa jogada pela esquerda e cruzou para Rodrigo Moledo cabecear sem perigo por cima.

Depois do primeiro tempo sonolento, o Inter voltou com mais disposição para a etapa final. Aos dois minutos, Fred chutou colocado da entrada da área e Fernando agarrou firme. A resposta foi rápida: na jogada seguinte, Robinho levantou falta para a área e a bola sobrou para Zulu, que girou e obrigou Muriel a uma grande defesa, na melhor chance do jogo até então.

No entanto, a partida seguiu muito estudada e com pouca criatividade de lado a lado. Só da metade para o final do segundo tempo é que o Colorado apertou o ritmo. Aos 29, já com Caio no lugar do lesionado Leandro Damião, duas boas chances para o Inter: D’Alessandro bateu de longe e Diogo desviou de cabeça evitando o gol. No escanteio, Fernando fez boa defesa em cabeçada de Fabrício. Aos 30, Fred mandou uma bomba espalmada brilhantemente pelo goleiro do Juventude.

O Internacional seguiu tentando pressionar nos minutos finais, enquanto o Ju apostava nos contragolpes. Aos 34, D’Alessandro bateu falta lateral direto para o gol e Fernando espalmou para fora. Já nos acréscimos, a melhor chance colorado no jogo. Após escanteio batido no primeiro pau, Fabrício escorou para Caio, que perdeu de cabeça sozinho, na pequena área. Aos 48, D’Alessandro levantou da direita para a área e a bola passou por todo mundo com muito perigo.

Nos pênaltis, D’Alessandro perdeu a primeira cobrança para o Inter, mas Rogerinho acertou o travessão. Na quinta cobrança, Caio chutou, a bola bateu na trave e entrou. Moisés cobrou para o Juventude no canto direito de Muriel, que se esticou e defendeu, tanto o tricampeonato ao Inter.

Para ler mais notícias do Imirante Esporte, clique em imirante.com/esporte. Também siga o Imirante no Twitter e curta nossa página no Facebook.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.