Liga dos Campeões

PSG recebe o Barcelona pelas quartas de final

Gazeta Esportiva

Atualizada em 27/03/2022 às 12h10

De volta a uma posição de destaque no cenário europeu, o Paris Saint-Germain já provou que se tornou um time competitivo na Liga dos Campeões. No entanto, a equipe ainda precisa passar por um grande adversário na meta de se tornar uma potência europeia. O PSG terá sua primeira chance para isso na quarta-feira, quando, às 15h45 (de Brasília), recebe o poderoso Barcelona pelas quartas de final da principal competição europeia.

Marcado por grandes contratações nos últimos anos, o PSG tem como principal jogador Ibrahimovic, que já aparece como destaque do confronto antes mesmo da partida. O sueco foi pivô de uma polêmica decisão da Uefa, que aceitou o apelo da equipe francesa para cortar um jogo de suspensão do atacante pela expulsão na vitória por 2 a 1 sobre o Valencia pela partida de ida das oitavas de final, permitindo a escalação do jogador contra o Barça juntamente com o volante italiano Verratti, que já cumpriu sua suspensão.

Diretor esportivo do clube catalão, Andoni Zubizarreta comentou a decisão. “O que interessa para mim é o fato de que ele vai estar em campo. Suponho que essa decisão crie um precedente, que agora a Uefa passe a utilizar o mesmo critério para casos semelhantes”, afirmou a respeito do atleta, que forma trio de ex-jogadores do Barcelona com os brasileiros Maxwell e Thiago Motta.

Assim, Ibra terá uma nova oportunidade de provar seu valor contra seu antigo clube. O sueco protagonizou a terceira maior negociação da história quando chegou ao Camp Nou em 2009. Entretanto, a passagem do sueco na Espanha durou apenas uma temporada, com Ibrahimovic deixando o clube com 22 gols em 46 jogos brigado com o então técnico Pep Guardiola. Desde então, o atacante fez diversas críticas ao treinador e à maneira com que foi tratado em Barcelona. Pelo Milan, o jogador enfrentou o ex-clube em quatro ocasiões, com dois empates, duas derrotas e um gol marcado.

As duas equipes lideram seus campeonatos nacionais com folga. Enquanto o Barcelona já encaminhou o título espanhol, somando 75 pontos e abrindo 13 de vantagem para o vice-líder Real Madrid, o Paris Saint-Germain aparece na primeira posição com 61 pontos na França. O Olympique de Marselha, segundo colocado, tem 54.

Outro ponto de conexão entre as equipes é Ronaldinho Gaúcho, ídolo de ambos entre 2001 e 2008. Candidato a sucessor do meia em Paris, Lucas se inspira no compatriota para tentar eliminar o Barça. “Ele é um exemplo a seguir. Ele deixou sua marca no PSG e foi para o Barcelona para se tornar o melhor do mundo. Só posso ter esperanças de ter uma carreira assim”, declarou o jogador.

O meia ex-São Paulo ainda não marcou pela sua nova equipe, mas vem se destacando e encontrando seu espaço na França. Lucas se recuperou de uma lesão no tornozelo esquerdo sofrida no empate por 1 a 1 com o Valencia no jogo de volta das oitavas de final e, agora, busca explorar as falhas dos novos adversários espanhóis. “O Barcelona é um grande time, mas toda equipe tem falhas. Não existe o time perfeito”, analisou.

O PSG disputa apenas o segundo confronto de quartas de final de Liga dos Campeões de sua história, mas pode apostar no retrospecto. Na outra ocasião em que chegou neste ponto da competição, eliminou o próprio Barcelona para chegar às semifinais da edição de 1994/95.

O Barça, porém, chega recuperado e embalado para o jogo. A equipe se firmou como a principal força europeia nos últimos anos, conquistando 14 títulos desde a temporada de 2008/09, mas fraquejou em fevereiro, sendo batida duas vezes pelo Real Madrid e sendo eliminado da Copa do Rei pelo arquirrival, além de perder por 2 a 0 para o Milan.

A crise inspirou o primeiro caso marcante de uma volta por cima resultando em classificação após uma derrota dura no jogo de ida pela atuação geração azul-grená. Antes de chegar às quartas de final com uma vitória por 4 a 0 sobre os italianos, o atual elenco só tinha passado de fase após perder o primeiro jogo quando derrotou o Arsenal por 3 a 1 após perder por 2 a 1 fora de casa nas oitavas de final da Liga dos Campeões de 2010/11.

Desde a recuperação na Champions League, o time catalão contou com Lionel Messi conquistando uma nova marca. O argentino marcou no empate por 2 a 2 com o Celta de Vigo na última partida e chegou a um turno completo do Campeonato Espanhol balançando as redes, marcando assim contra todas as equipes da competição em sequência.

Visando o confronto, PSG e Barcelona pouparam jogadores na vitória por 1 a 0 sobre o Montpellier e no empate por 2 a 2 com o Celta, respectivamente. Lucas e Lavezzi retornam no time francês e Busquets, Iniesta e David Villa voltam a figurar na equipe titular do Barça. Além disso, o técnico Tito Vilanova conta com o retorno do lateral esquerdo Jordi Alba e do meia Xavi, que se recuperaram de lesões na coxa. O zagueiro Puyol e o lateral direito Adriano seguem fora da equipe, enquanto o atacante Pedro está suspenso.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.