Triathlon

Maranhense irá preparar atletas de ponta do país

Triatleta Lucas Helal é um dos responsáveis pela chegada de conceituada assessoria esportiva ao Brasil.

Paulo de Tarso Jr./Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 12h10
 Maranhense Lucas Helal é um dos responsáveis pela chegada da Breakaway Training ao Brasil. (Foto: Arquivo Pessoal)
Maranhense Lucas Helal é um dos responsáveis pela chegada da Breakaway Training ao Brasil. (Foto: Arquivo Pessoal)

SÃO LUÍS – Campeão brasileiro Sub-23 de duathlon em 2012, o maranhense Lucas Helal se prepara agora para um novo desafio. Não necessariamente no que diz respeito à sua condição de atleta. Além de continuar se preparando para futuras competições, Helal vai virar treinador. O promissor atleta de triathlon aceitou o desafio proposto pela Breakaway Training (BKT), empresa que realiza trabalhos de assessoria esportiva, e irá, a partir de agora, cuidar da preparação de outros triatletas da região Sul do país.

Mas o trabalho que Helal irá desenvolver tem uma característica peculiar. A proposta da BKT é orientar toda a vida esportiva do indivíduo. Esse objetivo se adéqua perfeitamente para quem é triatleta, já que ao longo de uma semana, por exemplo, tem de realizar sessões diárias de treinos que envolvem natação, ciclismo e corrida.

Nesta visão, Helal terá a missão de gerenciar esta rotina desgastante do atleta, adaptando os treinos ao cotidiano atribulado do desportista e não o contrário. É importante conseguir encaixar a rotina de trabalho com as atividades familiares, de lazer e com os estudos.

“O que muda é que levamos em consideração que o dia a dia de treinamento é biológico, e não cronológico, como é vastamente utilizado. O treinamento será adequado dentro dos períodos ótimos de recuperação de cada sessão de treinamento e de cada indivíduo - sendo assim, ninguém vai ter o treino igual ao do outro -, como é muito comum com treinadores que possuem vários atletas. Além disso, a proposta principal é levar em consideração a rotina de trabalho dos triatletas amadores. Nós recebemos a agenda mensal do nosso atleta e montamos a programação de cada treino em cima da rotina de trabalho e rotina familiar, que são os maiores pontos de estresse em quem tem de conciliar essas três coisas”, explicou Helal ao Imirante Esporte.

Sobre esta oportunidade de se tornar treinador de outros atletas, Lucas Helal, que é bacharel em Educação Física e, em breve, estreará um blog sobre saúde e prática esportiva no Imirante, diz estar pronto para o desafio.

Foto: Arquivo Pessoal“Com certeza é uma mudança significativa. Porém, eu sabia que isto seria inevitável. Eu já vinha recebendo alguns convites para ser treinador, e assumir agora o Ciro Violin, que é um atleta de altíssimo nível, é uma grande responsabilidade. Mas tenho certeza que todos os anos de estudo e experiência com o triathlon tornarão o caminho seguro”, declarou.

Apesar de ser responsável preparação de outros triatletas do Sul do país, Helal explicou que atletas de outras localidades também podem participar do trabalho desenvolvido pela BKT, que pretende promover eventos no Maranhão, como training camps e clínicas.

“Vou ficar responsável pelas ações na Região Sul do país, mas posso treinar atletas de qualquer Estado. Quem quiser entrar em contato comigo é só mandar um email para lucashelal@gmail.com”, finalizou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.