paradesporto

São Luís ganha Centro de Excelência em Paradesporto

O projeto visa, além de outras ações, preparar atletas para os Jogos Paraolimpícos de 2016.

Fernando Oliveira/Imirante Esporte*

Atualizada em 27/03/2022 às 12h10

SÃO LUÍS - O esporte paraolímpico conta, agora, com um reforço importante. A capital maranhense foi presenteada com a implantação do Centro de Excelência de Paradesporto, que já está funcionando na Universidade Federal do Maranhão. O projeto está sendo implantado pelo Departamento de Educação Física da instituição e é voltado para o alto rendimento de atletas com deficiência física ou visual.

A ideia da projeto esportivo é auxiliar na prevenção de novas deficiências, na manutenção da saúde, além de melhorar a autoestima e contribuir para a inclusão social dos desportistas. Outro objetivo importante da ação é preparar atletas visando ás Paraolimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro.

Nesta primeira etapa, estão sendo contempladas três modalidades: basquetebol em cadeira de rodas, que iniciou suas atividades desde 4 de março, voleibol sentado, goalball, modalidade exclusiva para cegos e portadores de visão subnormal. Em 2014, serão inseridas outras três: futebol de cinco, atletismo e natação.

As inscrições podem ser feitas durante todo o ano. Podem participar atletas de 18 à 50 anos que tenham, comprovadamente, lesão medular, amputação, poliomelite, deficiência visual ou cegueira.

Outras informações podem ser dadas pelo Departamento de Educação Física da UFMA, pelo telefone: 3301 8172

*Com informações da assessoria

Para ler mais notícias do Imirante Esporte, clique em imirante.com/esporte. Também siga o Imirante no Twitter e curta nossa página no Facebook

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.