rally dos sertões

Começam os preparativos para o Rally dos Sertões

A capital maranhense sediará a largada da competição Off Road no dia 25 de julho.

Fernando Oliveira/Imirante Esporte

Atualizada em 27/03/2022 às 12h11

SÃO LUÍS - No dia 25 de julho, São Luís será palco da abertura do Rally dos Sertões. É a terceira vez que a capital maranhense entra no circuito de um dos maiores eventos off Road do planeta. Em 2003 a cidade recebeu a chegada do evento e em 2012, foi a sede de comemoração dos 20 anos do rally.

Em entrevista ao Imirante, Luís Sobral, diretor financeiro da Dunas Race, organizadora do evento, falou um pouco sobre as expectativas, os impactos e tudo que envolve a organização da corrida. Ele disse que a escolha de São Luís tem relação com uma reciprocidade entre a cidade e a organização do evento. “O evento em 2012 foi um grande sucesso para São Luís. Todos gostaram muito. Temos a intenção de manter os parceiros que investiram no projeto. Os parceiros acreditaram e isso agradou a todo mundo”, afirmou.

Luís destacou, também, a interferência do aspecto geográfico para a escolha da cidade como largada da corrida. “São Luís está no topo do Brasil. Você tem mil possibilidades roteiros a percorrer a partir da cidade. Além disso, você faz a largada de um dos lugares mais bonitos do Brasil e, ainda passa pelos lençóis maranhenses, que é um cenário belíssimo, além de ser um terreno duríssimo de percorrer”, acrescentou.

Desde essa segunda-feira (4), a organização do rally está realizando um levantamento aéreo de todo a região envolvida no evento. O objetivo é definir as regiões pelas quais passarão os pilotos. “Primeiramente, o levantamento é feito pelo Google Earth. Agora, estamos realizando a segunda etapa do levantamento, feito por meio de um pequeno avião, sobrevoando todo o possível roteiro”, revelou Luís Sobral.

 Luís Sobral, diretor financeiro da Dunas Race, organizadora do evento, fala sobre a importância do Rally dos Sertões. (Foto:Fernando Oliveira/Imirante Esporte)
Luís Sobral, diretor financeiro da Dunas Race, organizadora do evento, fala sobre a importância do Rally dos Sertões. (Foto:Fernando Oliveira/Imirante Esporte)

Caráter sócio-ambiental e turístico do rally

Paralelo ao Rally dos sertões, a organização promove uma ação sócio-ambiental, nas comunidades que fazem parte do caminho da corrida. Elas são envolvidas em um trabalho de mobilização, que vai desde de ações sustentáveis, como coleta de lixo produzida pelo rally, até atividades culturais e ações na área de saúde e educação. Além disso, algumas cidades que fazem parte desse trabalho social também servem de hospedagem para os pilotos.

Luís Sobral ressaltou a importância dessas ações como forma de agregar valor e de concretizar a importância do circuito. “Sempre que houver parceiros interessados, nós agregamos isso ao nosso trabalho. Isso sempre vai estar atrelado à história do rally. A organização sempre fez muita questão que isso existisse e que fizéssemos muita diferença onde agente passasse”, enfatizou.

 Kits educativos distribuidos pela organização do Rally dos Sertões a crianças de escolas públicas. (Foto:Divulgação)
Kits educativos distribuidos pela organização do Rally dos Sertões a crianças de escolas públicas. (Foto:Divulgação)

Outro grande diferencial do Rally dos Sertões é o a diversidade dos cenários naturais. De acordo com Luís Sobral, esse é o ganho que o evento em relação a outras corridas tradicionais, como o Rally Dacar. “O Rally Dacar tem sempre a mesma paisagem, que é o deserto. O Rally dos sertões tem um ganho que é a diversidade ambiental, os vários cenários que compõem a corrida”, acrescentou.

Um ganho importante, a partir dessa diversidade, segundo Luís, é a divulgação turística destinos turísticos do Brasil. “O Rally dos Sertões ajuda a divulgar a imagem do Brasil e da cultura brasileira para o exterior e internamente”, afirmou.

 O Rally dos Sertões tem, no seu circuito, localidades com belas paisagens, que ajudam na divulgação do turismo. (Foto: Divulgação)
O Rally dos Sertões tem, no seu circuito, localidades com belas paisagens, que ajudam na divulgação do turismo. (Foto: Divulgação)

Organização do Rally dos Sertões

O evento deste ano tem largada prevista para o dia 25 de julho, em São Luís e a chegada deve acontecer no dia 4 de agosto, em Goiânia. O evento voltará a fazer parte do calendário da Federação Internacional de Motociclismo (FIM) do ranking internacional, com peso 2, ou seja, a participação do rally equivalerá à participação em duas provas da modalidade.

5 categorias de veículos participam do rally: Motos, quadriciclos, UTV’s, carros e caminhões. A previsão é a de que 250 pilotos, entre nacionais e internacionais, participem da competição.

Para ler mais notícias do Imirante Esporte, clique em imirante.com/esporte. Também siga o Imirante no Twitter e curta nossa página no Facebook

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.