judô

Brasileiros sobem no ranking mundial da Federação Internacional de Judô

Grand Slam de Paris foi a competição que contribuiu para o crescimento dos atletas.

Gazeta Esportiva

Atualizada em 27/03/2022 às 12h11

PARIS - Apesar de não conquistarem nenhum ouro no Grand Slam de Paris, os atletas brasileiros melhoraram as suas colocações no ranking mundial da Federação Internacional de Judô (FIJ). A competição foi a primeira a adotar o novo sistema de pontuação da entidade, que aumentou a importância dos Grand Slams na corrida pela liderança do ranking.

Melhor brasileiro no torneio francês, Bruno Mendonça subiu cinco posições com a conquista da medalha de prata. Com 300 pontos somados, chegou a 658 e subiu da 16ª para a 11ª colocação da categoria até 73kg. A liderança segue com o japonês Riki Nakaia, que acumula 1174.

Já Vitor Penalber somou 200 pontos com o bronze conquistado em Paris e saltou para segundo no ranking entre os judocas até 81kg, com 1026. O líder é o sul-coreano Jae-Bum Kim, que não competiu no Slam francês e soma 1458. Outro a não participar em Paris, Leandro Guilheiro perdeu uma posição e é o sexto, com 746.

Quinto colocado no Grand Slam, Rafael “Baby” Silva somou apenas 100 pontos e perdeu uma posição no ranking acima dos 100kg, agora ocupando a terceira colocação, com 1154. A liderança segue com o francês Teddy Riner, enquanto o sul-coreano Sung-Min Kim é o segundo colocado.

 Prata em Paris, Bruno Mendonça subiu cinco posições no ranking até 73kg da FIJ, mas segue longe dos líderes. (Foto:AFP)
Prata em Paris, Bruno Mendonça subiu cinco posições no ranking até 73kg da FIJ, mas segue longe dos líderes. (Foto:AFP)

Felipe Kitadai, que também ficou com a quinta colocação em Paris, perdeu duas posições e é apenas o sexto entre os judocas até 60kg, com 820 pontos. Aproveitando a ausência do russo Arsen Galstyan na competição, o japonês Naohisa Takato somou 500 pontos com o título e assumiu o primeiro posto, com 1308.

Quinta colocada na França, Sarah Menezes chegou a 1498 pontos manteve a liderança na categoria até 48kg, mas viu a japonesa Haruna Asami somar 500 com o título e diminuir a diferença para apenas 28 pontos.

Já Érika Miranda manteve-se na segunda colocação na categoria até 52kg, mesmo sem participar do Slam, assim como Maria Portela, que segue na vice-liderança na até 70kg, Mayra Aguiar, quarta na até 78kg, e Maria Suelen Altheman, terceira na acima de 78kg.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.