Damas

Lei de Incentivo ao Esporte vai fortalecer jogo de damas no MA

Confederação Brasileira do Jogo de Damas quer realizar torneio no Maranhão em 2013.

Ascom/Sedel

Atualizada em 27/03/2022 às 12h12
 Secretário-adjunto Clineu Coelho conversa com presidente CBJD, Lélio Sarcedo. (Foto: Paulo de Tarso Jr.)
Secretário-adjunto Clineu Coelho conversa com presidente CBJD, Lélio Sarcedo. (Foto: Paulo de Tarso Jr.)

SÃO LUÍS - Uma oportunidade para realizar um Circuito Estadual de Damas no Maranhão e fortalecer a prática do esporte no Estado. Com este objetivo, o secretário-adjunto da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer, Clineu Coelho Filho, recebeu, na tarde de quarta-feira (6), a visita do presidente da Confederação Brasileira do Jogo de Damas (CBJD), Lélio Marcos Sarcedo. O encontro serviu para que o dirigente da entidade máxima de damas do país conhecesse um pouco mais de como funciona a Lei de Incentivo ao Esporte, de autoria do secretário de Esporte e Lazer, Joaquim Haickel, e, a partir deste primeiro contato, elaborar um projeto para a realização do Circuito Maranhense de Damas em 2013.

De acordo com Clineu Coelho, é sempre importante que os representantes de entidades ligadas ao esporte tenham conhecimento da Lei de Incentivo para que possam usufruir da melhor maneira possível. “A Lei de Incentivo ao Esporte é uma realidade em nosso Estado. Já conseguimos beneficiar diversas modalidades e acho que chegou a hora do jogo de damas também usá-la. Nossa intenção é melhorar o esporte em nosso Estado, e, por meio da Lei, é mais fácil conseguir alcançar este objetivo”, destacou o secretário-adjunto.

Para o presidente da Confederação Brasileiro do Jogo de Damas (CBJD), Lélio Marcos Sarcedo, a Lei de Incentivo tem o caráter de desenvolver o esporte, independente da modalidade. Sarcedo explicou que a possibilidade de fortalecer o jogo de damas no Maranhão significa muito para a modalidade, principalmente porque o Estado possui um dos principais atletas do país, o Grande Mestre Internacional de 100 casas, Allan Igor Moreno Silva, que está se preparando para a disputa do Pan-Americano de Damas, torneio que começa na próxima semana em Trinidad e Tobago.

“A Lei de Incentivo ao Esporte é muito boa. Já temos utilizado a Lei de Incentivo em São Paulo e os resultados estão aparecendo. É uma abertura que o Estado dá para as modalidades aproveitarem. É uma porta muito boa para desenvolver a modalidade. É uma lei, que quem tem capacidade de organizar e usa-lá, vai ter sucesso. Usando bem a lei, com certeza a modalidade se desenvolve”, declarou Sarcedo.

A princípio, a Confederação Brasileiro do Jogo de Damas quer utilizar a Lei de Incentivo ao Esporte para promover um Circuito Maranhense de Damas e cursos de arbitragem. A programação abrangeria tanto São Luís como outras catorze cidades do Estado.

“Estamos imaginando fazer competições classificatórias em quinze municípios do Estado, e ao mesmo tempo, fazer cursos de arbitragem para preparar árbitros nessas regiões e aí classificaríamos os melhores de cada município para fazer as finais em São Luís, onde seria jogado dentro uma estrutura de vidro que estaríamos colocando em algum lugar da cidade, como a Praça Deodoro, por exemplo”, afirmou o presidente da CBJD, Lélio Marcos Sarcedo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.