kart

Campeões Maranhenses de kart serão conhecidos neste sábado (24)

Favoritos descrevem expectativas para a prova.

Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 12h14

SÃO LUÍS - Em ano recheado de emoções, o Campeonato Maranhense de Kart chega à sua última etapa, sem nenhuma categoria com campeão definido. Os nomes dos três campeões, um por cada categoria (Novatos, Graduados e Cadetes), serão inéditos. As provas acontecerão durante a tarde deste sábado (24). Devido a anulação da última etapa da Cadetes, os mirins disputarão uma etapa extra pela manhã.

A Cadete é a categoria mais disputada deste ano. Em seu ano de estreia, ela tem quatro candidatos ao título. Os jovens pilotos vem arrancando suspiros dos expectadores a cada prova. Nem a anulação da última etapa diminuiu o brilho da categoria. Igor Gabriel é o líder da competição, com 156 pontos. O piloto tem apenas 7 meses de kart, sendo esta sua primeira competição oficial. Durante este tempo, o piloto da equipe Vivo Telecomunicações já venceu três das cinco etapas que disputou. Com 10 anos de idade, o piloto se despede da categoria sonhando com o título. “A expectativa para a prova é das melhores, pois intensificamos os treinamentos nas últimas semanas e esperamos obter um grande resultado”, disse o piloto.

Outro jovem, de apenas 9 anos de idade, Manuel júnior tem quatro anos de kart. Em seu segundo ano de competições (o piloto disputou a Copa Esporte Veloz em 2011), já venceu três corridas no ano, sendo duas válidas pelo Maranhense (a terceira vitória aconteceu na sexta etapa, prova anulada pela Federação) e conta com 145 pontos na tabela. O piloto da equipe MC (Centro Elétrico, Midas, Indubrima, Chevrolet e Bus Transportes) espera “a benção de DEUS, correr com um bom reflexo, percepção e muito arrojo em busca do título”.

Outros dois postulantes ao título são Henri Forest (136 pontos) e Jerrynho Abrantes (130 pontos). Henri, que tem 9 anos, faz parte da Equipe Cemar – Governo do Maranhão, e também está em seu segundo ano de competições. Em 2011, o piloto foi campeão da Copa Esporte Veloz. Em 2012, disputou a Copa São Paulo Light, o Brasileiro e a Copa Brasil de Kart. Após ser absorvido de punição da última etapa, em julgamento realizado na última segunda (19), o piloto espera se recuperar no campeonato. “Vou buscar a vitória e o título da temporada” disse Henri. Piloto da equipe Wizard, Jerrynho tem 8 anos e também está em sua segunda temporada (em 2011 foi vice campeão da Copa Esporte Veloz). Tendo o arrojo como principal característica, ele espera vencer os demais adversários no braço.

Em disputa limitada a dois pilotos, Marcelo Lima é o líder na categoria Novatos, com 211 pontos, contra 207 de Rezende Neto. Apoiado pela equipe jack Daniees, Lima espera se recuperar dos resultados ruins das últimas etapas e sagrar-se campeão. O piloto, que já venceu duas vezes no ano, está desde a terça feira (20) treinando na pista João Sallem. Seguindo a preparação de seu grande adversário, Rezende Neto e a equipe Ipiranga, detentor de três vitórias no ano, espera superar Lima com uma prova boa e com paciência.

Xarás de nomes, os “Brunos” são os postulantes ao título da Graduados no ano. Os pilotos escreverão um novo capítulo na categoria, que desde 2005 só viu Marcelo Medeiros como campeão. Bruno Max é o líder com 188 pontos, apenas 11 pontos à frente de Bruno Martins. Com quatro anos de kart, Max já sagrou-se duas vezes vice-campeão maranhense. Treinando há duas semanas com a equipe Evidência, o piloto confia no bom acerto do equipamento e na sua competitividade. “Treinei bastante esse ano e, para esta prova, tenho um bom equipamento. Espero fazer uma boa corrida e não ter problemas com batida ou equipamento para conquistar o título de campeão maranhense”, disse. Com mais experiência de kart, Martins está em seu ano de retorno às competições. “A prova de sábado vai ser uma corrida bastante disputada. A cada corrida, estamos melhorando e eu me readaptando mais ao kart. Espero estar rápido e melhorar, principalmente, na tomada de tempo, em que houve problemas nas últimas etapas”, disse Martins, que conquistou duas provas em 2012 e estava há dez anos sem competir pelo kart.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.