Solidariedade

Surfistas promovem sorteio de prancha para recuperar bar

O valor arrecadado será doado para o bar Alcântara que sofreu erosões no mês de setembro e outubro.

Thamia Tavares/ Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 12h15

SÃO LUÍS - Surfistas de São Luís se mobilizam e promovem sorteio de uma prancha de surf, com os assessórios necessários para a prática do esporte, para arrecadar recursos para a recuperação da estrutura de um dos bares da praia da Ponta D’areia. A forte maré e vento dos meses de setembro e outubro de 2012 destruiram a frente do bar Alcântara que fica em frente ao ‘pico’ – local específico onde as ondas quebram com maior definição.

 Frente do bar Alcântara que sofre erosões/ Foto: Bigu Santos
Frente do bar Alcântara que sofre erosões/ Foto: Bigu Santos

O dono do bar se chama Sérgio Machado e ele mora no local junto com a família. Com costumes humildes, ele disse que a única pretensão dele é oferecer o sustento da esposa e dos três filhos com o comércio realizado no bar. Sérgio, que também ‘pega onda’, já cedeu o espaço que para a realização de campeonatos de surf e é amigo da maioria dos atletas.

Quem pratica o esporte em São Luís, e “cai” (expressão usada para fazer referência ao ato de surfar) na praia da Ponta D’areia sabe que o Sérgio, conhecido também por Macaco ou carinhosamente por Jack Sparrow, além de ser surfista incentiva a prática do esporte. “Todo mundo é amigo e a gente se ajuda como pode. O mar e os ventos de setembro foram muito fortes. Agradecemos mesmo a ajuda. Com o bar recuperado, a gente vai poder melhorar as vendas”, desabafou Sérgio.

O presidente da Associação Maranhense de Surf, Alex Arouche, contou que a após a erosão da frente do bar, muitos surfistas têm ajudado com doações de sacos de cimento e outros materiais para a recuperação. “Nos organizamos para fazer a rifa como uma forma de mostrar solidariedade ao Sérgio e incentivar o esporte, afinal vamos sortear uma prancha e muitos não tem condições de comprar uma”, disse.

Sorteio da prancha

 Prancha com strep e deck que serão sorteados no sábado
Prancha com strep e deck que serão sorteados no sábado

O sorteio será realizado no próximo sábado (3), no próprio bar Alcântara, a partir das 10h. Uma ‘rifa’, no valor de R$20, está sendo vendida entre os atletas e todos aqueles que tiverem interessados em ajudar na reforma da parte danificada do bar.

A prancha a ser sorteada é de tamanho 5.11, cor branca, triquilha, da marca ASB surf boads, do shaper Alfrânio Albuquerque. A prancha acompanha o deck (trecho de borracha que pode ser colada na prancha para oferecer maior aderência aos pés e o lesh ou cordinha ou strep que é uma espécie de corda de silicone que fica presa em um dos pés para o atleta não “perder” a prancha durante a prática do esporte).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.