copa das confederações

Copa das Confederações pode começar sem arenas prontas

Arena Pernambuco espera concluir obras até fevereiro, mas gramado só ficará pronto em março

Imirante, com informações do Uol esporte

Atualizada em 27/03/2022 às 12h15

SÃO PAULO - Nas datas de suas inaugurações ou do final das obras, anunciadas pelos governos, a maior parte dos estádios da Copa das Confederações (que começa dia 15 de junho de 2013) ainda não estará pronta para receber um jogo de futebol. Haverá gramados, cabeamentos de tecnologia, testes elétricos, acabamentos, colocação de mobiliário e até treinamento de pessoal para serem feitos antes de realizar um evento.

A diretoria do COL (Comitê Organizador Local) não está preocupada. Haverá tolerância se alguns dos pontos passarem umas semanas do prazo de final de fevereiro de 2013, data decisiva para as seis arenas. A questão é se a Fifa cortar uma das sedes em novembro.

O importante, na visão dos organizadores do Mundial, é que sejam realizados dois eventos-testes nos locais. E também é vital que esses estádios sejam entregues em definitivo para a Fifa 21 dias antes da competição (dia 25 de maio).

O caso mais emblemático é Recife. Para atender à Fifa, o Governo de Pernambuco prevê que a obra vai acabar no final de fevereiro. O gramado só vai ficar pronto por volta do meio de março.

"Teremos todos os sistemas prontos em fevereiro. O gramado pode ficar pronto para meados de março”, contou o secretário extraordinário de Pernambuco para Copa-2014, Ricardo Leitão. “Estamos construindo com uma tecnologia diferente, de fora para dentro, para liberar a área do gramado ainda no final de outubro.”

O jogo inaugural já foi marcado: será em 14 de abril. Ou seja, cerca de um mês depois da data que o governo prevê que o gramado, que será feito por rolos, esteja pronto.

Bem mais adiantado em sua obra, o Mineirão também é um caso de inauguração do estádio bem antes da sua utilização efetiva. O prazo para entrega da obra é 21 de dezembro.

“Segundo a Minas Arenas, em 21 de dezembro, a obra estará concluída, isso inclui gramado, telão, TI (Tecnologia da Informação) etc. Para operacionalizar o estádio a Minas Arena tem prazo contratual de um mês”, explicou o Governo de Minas Gerais.

Explica-se: depois disso, serão colocados móveis, instalações eletrônicas e enfeites. A assessoria da Minas Arena também contou que seus funcionários poderão entrar no estádio e aprender a operar o estádio. Em resumo, o Mineirão só estará apto a receber um jogo por volta do dia 20 de janeiro.

Será a empresa quem decidirá a data e quais jogos serão realizados como testes. Há a intenção de que seja realizado um jogo da seleção brasileira, promessa feita pelo presidente da CBF, José Maria Marin.

PREVISÃO DE CONCLUSÃO DAS OBRAS

Fortaleza 15 de dezembro

Belo Horizonte 21 de dezembro

Brasília 31 de dezembro

Salvador Dezembro

Rio de Janeiro Final de fevereiro

Recife Final de fevereiro

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.