Futebol

Nos Aflitos, Kieza marca mais um e afunda o Palmeiras rumo à Série B

Após bom primeiro tempo, Verdão perde a calma no segundo e fica nove pontos atrás do Bahia.

globoesporte.com

Atualizada em 27/03/2022 às 12h16

Enquanto o drama do Palmeiras cresce a cada rodada, o Náutico se aproxima da tranquilidade no Campeonato Brasileiro. Com requintes de crueldade para o torcedor paulista neste domingo, o Timbu foi, mais uma vez, implacável no estádio dos Aflitos. A vitória por 1 a 0 deixa o clube pernambucano perto da permanência na Série A em 2013 e complica ainda mais um Verdão que não soube aproveitar as chances e se perdeu no nervosismo de quem pode ser rebaixado pela segunda vez na história.

Foi uma apresentação voluntariosa do Palmeiras, desfalcado por oito jogadores e diante de um adversário muito forte em casa. O Verdão pressionou, criou boas chances, teve até uma bola de Obina tirada em cima da linha por Alison, mas deixou o campo derrotado pela 18ª vez em 30 rodadas. O Náutico fez o básico. Suficiente para o artilheiro Kieza marcar o 11º gol dele no torneio. Thiago Heleno foi expulso no segundo tempo e acabou com a esperança de reação.

O resultado deixa o Palmeiras com 26 ponos e em péssima situação. A oito rodadas do fim, a diferença para o Bahia (derrotado pelo Coritiba), último a se salvar neste momento, permanece em nove pontos. Mergulhado na crise, o clube do Palestra Itália precisará de uma grande arrancada para fugir da degola, a começar na quarta-feira, contra o próprio Tricolor baiano, quarta-feira, às 19h30m, em Pituaçu.

Já o Náutico se afasta cada vez mais do perigo de ser rebaixado ao acumular mais um triunfo em casa: dos 12 obtidos na competição, 11 foram nos Aflitos. O clube tem agora 40 pontos, em nono lugar, bem perto também de conquistar uma vaga na Copa Sul-Americana. Na quarta, pega o Coritiba, às 19h30m, no Couto Pereira.

Verdão cria, perde chances...Kieza marca

Não bastasse o momento turbulento, a sorte deixou de acompanhar o Palmeiras no Campeonato Brasileiro. O primeiro tempo contra o Náutico foi uma exata demonstração de que a fase é das piores. O Verdão teve nas mãos o controle da partida, ignorou a força dos pernambucanos em casa, criou chances claras, mas voltou para os vestiários em desvantagem no placar.

Apesar dos desfalques, principalmente de Marcos Assunção e Barcos, os paulistas começaram a partida pressionando. Foram mais de dez minutos de amplo domínio. Oportunidades não faltaram. Primeiro, Felipe salvou em chute forte de Luan. Depois, sem goleiro, Obina desviou na pequena área, mas Alison salvou sobre a linha.

O Verdão, porém, pagou caro por se abrir. Com a defesa rival exposta, o Náutico precisou de apenas uma chance para marcar e aumentar o desespero palmeirense. Aos 13, o artilheiro Kieza aplicou um belo drible em Thiago Heleno na área e, com estilo, colocou a bola no canto esquerdo de Bruno.

Ao contrário de outras partidas, o Palmeiras não entrou em desespero com o gol sofrido. O Timbu se retraiu à espera de um novo contra-ataque e permitiu que o adversário chegasse novamente. Mas chances diminuíram. Na melhor delas, Juninho recebeu de Tiago Real dentro da área, mas bateu torto pela linha de fundo.

Nervosismo e expulsão no segundo tempo

Os paulistas não tiveram o mesmo ímpeto ofensivo no segundo tempo. O Náutico voltou mais bem posicionado defensivamente, parou de errar tanto e impediu uma nova pressão. De quebra, poderia ter decidido a partida antes dos dez minutos. Araújo parou em bela defesa de Bruno na área, e Rhayner carimbou a trave.

O drama aumentou a partir dos 17 minutos. Nitidamente mais nervoso, o Palmeiras perdeu o zagueiro Thiago Heleno, expulso após uma falta em Araújo. O lance foi suficiente para descontrolar ainda mais a equipe. Sem a mesma troca de passes da etapa inicial, o time passou a viver de lances isolados, como um perigoso chute de Obina que passou próximo ao ângulo esquerdo de Felipe.

Gilson Kleina ainda tentou de tudo para fazer o Verdão reagir. Betinho, Patrick Vieira e Vinicius entraram, mas pouco fizeram para mudar o comportamento da equipe. A única chance de perigo surgiu aos 37. Após cruzamento da Tiago Real, Luan tentou pegar de primeira na área e jogou para longe a última chance.

Coube ao Náutico conter a tentativa de abafar dos paulistas e administrar a vantagem para praticamente se garantir na Série A no próximo ano. Meta que, a cada rodada, está mais distante de ser cumprida no Palmeiras.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.