Esporte

Maranhenses embarcam, nesta segunda, para as Paralimpíadas Escolares

Competição será realizada entre os dias 16 a 19 de outubro, em São Paulo.

Sedel

Atualizada em 27/03/2022 às 12h16

SÃO LUÍS - A delegação que irá representar o Maranhão nas Paralimpíadas Escolares, edição nacional, embarca, na madrugada desta segunda-feira (15), rumo à cidade de São Paulo (SP). A competição será realizada entre os dias 16 a 19 de outubro, e reunirá paratletas de 24 Estados brasileiros com um total de 1.200 competidores.

A delegação maranhense que conta com o patrocínio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Sedel) possui um total de 31 integrantes, contando com os paratletas, os oficiais, os treinadores e o fisioterapeuta. Das 10 modalidades que integram a programação, o Maranhão terá representantes no atletismo, na natação, no tênis de mesa e no futsal de cinco.

Na competição do ano passado a delegação maranhense, que contou com a participação de 15 paratletas, terminou sua participação nas Paralimpíadas Escolares em nona colocação geral, garantindo 13 medalhas, sendo seis de ouro, três de prata e quatro de bronze. Para este ano a delegação contará com 20 paratletas aumentando ainda mais a expectativa por medalhas.

“Estamos esperançosos que nossos paratletas representarão muito bem o Estado do Maranhão no maior evento esportivo para atletas com deficiência. E não medimos esforços para propiciá-los uma boa viagem para que eles possam competir da melhor forma possível. Acreditamos que com esses incentivos propiciamos a divulgação desta competição no Estado, e consequentemente revelaremos grandes atletas”, destacou o secretário-adjunto de desporto educacional, Alim Maluf Neto.

Paralimpíadas Escolares

Considerado o maior evento esportivo para atletas com deficiência no mundo, as Paralimpíadas Escolares além de promover a inclusão social, promoção da saúde e exercício de cidadania tem como finalidade a formação de novos talentos para as Paralimpíadas do Rio de Janeiro em 2016.

Os participantes são alunos com deficiência física, visual ou intelectual, com faixa etária entre 12 e 20 anos, matriculados em escolas do ensino fundamental, médio ou especial.

A competição que será realizada na cidade de São Paulo é organizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e recebe entre os dias 16 a 19 de outubro mais de 1.200 competidores de 24 estados, em dez modalidades, sendo elas bocha, judô, tênis de mesa, voleibol sentado, atletismo, futsal de cinco, futsal de sete, goalball, natação e tênis de cadeira de rosas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.