Judô

Suelen e David Moura sofrem com punições e são prata em Abu Dhabi

Com dez medalhas, Brasil tem segundo melhor desempenho do Grand Prix.

SporTV.com

Atualizada em 27/03/2022 às 12h16

Maria Suelen Altheman e David Moura conquistaram, neste sábado (13), uma medalha de prata cada no último dia do Grand Prix de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. Lutando pelos pesos-pesados, os judocas precisaram de apenas duas lutas para obter o segundo lugar nas categorias acima de 78kg e acima de 100kg, respectivamente. Outros brasileiros na disputa, o médio Henrique Silva (90kg) e o meio-pesado Matheus Silva (100kg) não conseguiram subir ao pódio. Com o resultado dos atletas, o Brasil acumulou ao todo dez medalhas na competição: três de ouro, três de prata e quatro de bronze. Foi o segundo melhor desempenho do torneio, atrás somente da Rússia, que levou quatro ouros.

No Grand Prix, o primeiro lugar vale 200 pontos para o ranking da Federação Internacional de Judô (FIJ), o segundo, 120, e o terceiro, 80.

A próxima competição do calendário internacional do judô será o Mundial por Equipes, em Salvador, nos dias 27 e 28 de outubro. A Confederação Brasileira de Judô convocou 20 atletas para a disputa, entre eles os medalhistas olímpicos Sarah Menezes e Rafael Silva.

As lutas

Maria Suelen e David Moura não tiveram tanto esforço para serem premiados com uma medalha, já que, assim como ocorreu com Maria Portela na sexta-feira, eles tinham a concorrência de apenas três adversários entre os pesados. Os brasileiros passaram tranquilos pela semifinal, batendo, respectivamente, Brigitte Rose, de Seychelles, e Kakajan Meredov, do Turcomenistão, com ippons logo no primeiro minuto de luta.

Porém, nas decisões, os judocas da seleção pecaram nas punições. Maria Suelen, com três advertências e, consequentemente um wazari, perdeu para a francesa Emilie Andeol. David Moura levou uma penalização antes de ser derrotado por ippon para o japonês Masaru Momose.

Os brasileiros que não conquistaram medalhas deram adeus ao torneio logo na estreia. Henrique Silva perdeu nas oitavas da categoria até 90kg para o austríaco Max Schirnhofer. Matheus Silva teve o destino idêntico no peso até 100kg, sendo eliminado na mesma fase pelo japonês Takumi Asanuma.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.