Fórmula 1

Vettel vence em Suzuka e se aproxima de Alonso

Alemão diminui a vantagem para quatro pontos; Felipe Massa termina em segundo.

Globoesporte.com

Atualizada em 27/03/2022 às 12h16

SUZUKA (JAPÃO) - E não é que a sorte, grande companheira durante toda temporada 2012, resolveu dar as costas a Fernando Alonso em Suzuka? As bandeiras amarelas, que atrapalharam seu treino classificatório no sábado, eram apenas o indício de um fim de semana de prejuízo para o líder do campeonato. “Quem sabe temos mais sorte no domingo”, disse Alonso. Doce ilusão. O espanhol exagerou na largada, tocou a roda traseira esquerda na asa dianteira de Kimi Raikkonen, teve o pneu furado e acabou abandonando a prova. De quebra, viu o vice-líder Sebastian Vettel vencer o GP do Japão e fazer a diferença de 29 pontos praticamente virar pó. O alemão da RBR foi perfeito na corrida em Suzuka: fez a pole, manteve a ponta na largada, liderou a prova inteira, fez a melhor volta e venceu, completando o chamado “Grand Chelem”, algo raro na F-1. Restando cinco provas para acabar a temporada, o placar é de 194 x 190 para o espanhol. Com Lewis Hamilton e Raikkonen distantes na classificação, os dois bicampeões do grid agora devem protagonizar um duelo particular para ver quem fica com o terceiro título mundial.

Dia ruim para Alonso, mas ótimo para Felipe Massa. O brasileiro cruzou em segundo e voltou a sentir o sabor do champanhe no pódio após um jejum de quase dois anos (35 corridas), desde o terceiro lugar no GP da Coreia, em outubro de 2010. Massa fez uma largada espetacular, se livrou das confusões na primeira curva e pulou da décima para a quarta posição. Em seguida, ganhou as posições de Kamui Kobayashi e Jenson Button na primeira rodada de pit stops para subir para segundo. Resultado importante para o piloto, que buscava um resultado expressivo para impressionar a Ferrari e garantir a renovação de contrato para 2013.

Para delírio da apaixonada torcida japonesa, Kobayashi segurou a pressão de Button nas voltas finais, completou a prova em terceiro e subiu ao pódio pela primeira vez na carreira. Ele se tornou o primeiro piloto do país a subir ao pódio desde Takuma Sato no GP dos EUA de 2004 e o primeiro em Suzuka desde Aguri Suzuki, em 1990.

Bruno Senna não teve o mesmo sucesso de Massa neste domingo. Perdeu o bico da Williams após um toque na Mercedes em Nico Rosberg na largada e teve que ir aos boxes na primeira volta. Em razão do incidente, foi punido com um drive-through e precisou visitar os boxes novamente. Com a corrida prejudicada logo de cara, terminou apenas na 14ª posição.

A Fórmula 1 volta já na próxima semana para o GP da Coreia. Assim como a corrida de Suzuka, a prova em Yeongam também será na madrugada. A TV Globo transmite a 16ª etapa da temporada 2012 ao vivo a partir das 3h de domingo (horário de Brasília)

Alonso abandona na largada

Se Alonso reclamou de azar no treino de sábado, imagina neste domingo. Logo na largada, o espanhol rodou e deixou a prova. Ele não deu espaço para Raikkonen, encostou no aerofólio dianteiro do finlandês e furou o pneu traseiro esquerdo da Ferrari. Rosberg se envolveu em um incidente com Bruno e também abandonou. O brasileiro perdeu o bico da Williams e teve que seguir para os boxes. Grosjean - que já foi suspenso por uma prova por provocar um acidente na largada de Spa - voltou a aprontar. Acertou a RBR de Webber na primeira curva, prejudicando a prova dos dois. O francês foi punido com um stop and go (parada obrigatória de 10s nos boxes). E no meio de tanta confusão, quem se deu bem foi Massa. Ele viu Grosjean tocar em Webber à sua frente, mas conseguiu desviar a tempo e pulou da décima para a quarta colocação. Button também lucrou: passou de oitavo para terceiro.

Com tanto tumulto logo de cara, o safety car precisou entrar em ação. Na relargada, Vettel manteve a ponta mais uma vez com tranquilidade, seguido por Kobayashi e Button. Sergio Pérez tentou ultrapassar o quinto colocado Raikkonen na primeira curva, mas levou um “chega para lá” e saiu da pista. Massa se manteve em quarto.

Massa ganha posições nos boxes

Button foi o primeiro do pelotão da frente a trocar pneus, na 15ª volta, e Kobayashi foi para os boxes na volta seguinte. Nesse momento, Massa assumiu a segunda posição, atrás de Vettel. O brasileiro imprimiu uma boa sequência de voltas rápidas, parou nos boxes na 18ª volta e retornou à frente do inglês da McLaren e do japonês da Sauber. Enquanto isso, o alemão da RBR aproveitou as trocas de posições dos rivais para abrir boa vantagem na liderança.

Pérez abandonou a prova na 20ª volta. O mexicano da Sauber se enrolou ao tentar ultrapassar, justamente, Hamilton, piloto que substituirá na McLaren em 2013. Enquanto isso, na quarta posição, Button informava à equipe que sofria com problemas no câmbio de seu carro. Senna, que vinha fazendo uma corrida de recuperação, precisou pagar um drive-through em razão do toque em Rosberg na largada e voltou a perder algumas posições.

Na 32ª volta, Kobayashi fez sua segunda parada nos boxes. Button, Massa e Vettel foram para os pits nas voltas seguintes e nada mudou entre os quatro primeiros colocados. O britânico da McLaren então começou a caça ao japonês da Sauber por um lugar ao pódio.

Kobayashi segura pressão de Button

Nas últimas voltas, Button chegou a reduzir a diferença de 4s para 1s5, mas não conseguiu superar Koba, que ficou com o terceiro lugar no pódio. Enquanto isso, Vettel completou seu passeio por Suzuka com tranquilidade, cruzando a linha de chegada 20s à frente de Massa. Hamilton completou a prova em quinto, seguido por Raikkonen, Nico Hulkenberg, Pastor Maldonado e Webber. Daniel Ricciardo fechou zona de pontuação, menos de um segundo à frente de Michael Schumacher.

Confira o resultado final do GP do Japão, 15ª etapa da temporada:

1 - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) - 1h28m56s242

2 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - a 20s639

3 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) - a 24s538

4 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - a 25s098

5 - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - a 46s490

6 - Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault) - a 50s424

7 - Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) - a 51s159

8 - Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault) - a 52s364

9 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - a 54s675

10 - Daniel Ricciardo (AUS/STR-Ferrari) - a 1m06s919

11 - Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - a 1m07s769

12 - Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) - a 1m23s400

13 - Jean-Eric Vergne (FRA/STR-Ferrari) - a 1m28s600

14 - Bruno Senna (BRA/Williams-Renault) - a 1m28s700

15 - Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) - a 1 volta

16 - Heikki Kovalainen (FIN/Caterham-Renault) - a 1 volta

17 - Timo Glock (ALE/Marussia-Cosworth) - a 1 volta

18 - Vitaly Petrov (RUS/Caterham-Renault) - a 1 volta

19 - Pedro de la Rosa (ESP/HRT-Cosworth) - a 1 volta

Não completaram:

Charles Pic (FRA/Marussia-Cosworth) - na 39ª volta

Narain Karthikeyan (IND/HRT-Cosworth) - na 34ª volta

Sergio Perez (MEX/Sauber-Ferrari) - na 19ª volta

Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - na 1ª volta

Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - na 1ª volta

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.