Campeonato Brasileiro

Com gol de Fred, Fluminense vence Inter e mantém liderança

Globoesporte.com

Atualizada em 27/03/2022 às 12h17

PORTO ALEGRE - Cinquenta e três metros. Foi por essa distância que Wellington Nem conduziu a bola, evitou duas tentativas de falta e deu o passe preciso para Fred manter o Fluminense na liderança do Brasileirão por mais uma rodada – a segunda consecutiva. Mais uma vez, o Tricolor carioca fez uso da eficiência da sua dupla de ataque e da força defensiva e venceu o Inter foi por 1 a 0 na tarde deste domingo, no Beira-Rio.

O time carioca chegou aos 50 pontos e não pode mais ser alcançado pelo Atlético-MG, que recebe o Palmeiras às 18h30m – os mineiros têm 45 pontos e dois jogos a menos. Depois de dez dias de ausência, Fred retornou e assumiu a artilharia isolada do campeonato, com 11 gols. Mas o grande destaque da partida foi Wellington Nem. Elétrico e revezando entre as pontas, o atacante não deu descanso aos defensores do Inter. Além da jogada do gol da vitória, ele foi o responsável pelas melhores chances do time e responsável direto pela expulsão de Nei. Apesar dos três pontos, o técnico Abel Braga pisou no freio:

- Ainda estamos longe do título. Foi um jogo muito complicado, mas fizemos o resultado. Acho que estivemos mais perto do segundo gol.

Os mandantes sentiram bastante os desfalques. A longa lista de ausências tinha como expoentes Guiñazu, D’Alessandro, Forlán e Leandro Damião. Até reservas que seriam importantes, como Rafael Moura, ficaram ausentes. Esfacelado, o time teve dificuldades para se organizar e não furou a melhor defesa do campeonato (15 gols sofridos em 23 jogos). A derrota em casa, a terceira na competição, deixa o time em sétimo, com 35 pontos, e mais longe do G-4.

- Perder é sempre ruim. Complicou, mas precisamos levantar a cabeça e seguir buscando a Libertadores - analisou o meia Fred, do Colorado.

Na 24ª rodada, o Inter visita o Botafogo, quinta-feira, no Engenhão. Na véspera, o Fluminense joga contra a Portuguesa, no Canindé.

Persistência e talento de Wellington Nem

Enquanto o Inter teve de se equilibrar com os desfalques da dupla de ataque titular, Forlán e Leandro Damião, o Fluminense celebrou o retorno de Fred após dois jogos. O atacante se recuperou de um edema ósseo na bacia. Porém, antes dos dez minutos, o time visitante perdeu Wagner. O apoiador teve uma torção no tornozelo e pediu para sair. Diguinho o substituiu.

A configuração com três volantes do técnico Abel Braga atraiu o Inter e deu espaços para a velocidade de Thiago Neves e Wellington Nem. Em um desses lances, Thiago Neves arriscou e Muriel espalmou.

O Inter reclamou – muito – de um pênalti de Leandro Euzébio em Fred, aos 13. O meia do Colorado alegou que foi derrubado ao driblar o zagueiro.

- Não houve absolutamente nada. O juiz Hilton Pereira Sampaio estava a três metros do lance e foi correto. As reclamações não procedem – analisou o comentarista de arbitragem da TV Globo, Renato Marsiglia.

O Flu também ensaiou uma reclamação em lance de Fred na área. Ele alegou que foi calçado por Rodrigo Moledo. Marsiglia também descartou a penalidade máxima:

- Também não houve nada.

O artilheiro se redimiu da encenação aos 28. Wellington Nem arrancou do meio-de-campo, driblou dois adversários, fugiu da falta e rolou para Fred dominar e bater. A bola tocou na perna esquerda de Muriel e entrou mansamente: 1 a 0.

Driblado no lance do gol, Elton foi escolhido como alvo da torcida e passou a ser vaiado. Os colorados pediram a entrada do argentino Bolatti.

Em campo, o time dirigido por Fernandão não se encontrou. Sentindo falta das referências ofensivas e do articulador D’Alessandro, suspenso, o time viu em Dagoberto o único ponto de desafogo. Pouco, muito pouco. Fora uma cabeçada perigosa de Rodrigo Moledo por cima do travessão, o time foi para o intervalo sem ter o que comemorar.

- Temos que corrigir. Não jogamos e levamos um gol bobo – analisou o defensor.

Times com dez e placar inalterado

Wellington Nem começou o segundo tempo pedalando e driblando. Ele dividiu com Muriel, pediu pênalti, mas o árbitro ignorou. O Inter enfim ameaçou aos três. Fabrício cruzou rasteiro, dois zagueiros não alcançaram e Dagoberto chutou firme na segunda trave. Leandro Euzébio desviou de cabeça e evitou o empate.

Sem conseguir neutralizar Nem, o time do Inter recorreu às faltas. Em uma delas, aos 13, Nei agarrou o atacante tricolor e recebeu o cartão vermelho. A situação dos mandantes só não piorou por que o árbitro Hilton Sampaio expulsou Leandro Euzébio no lance seguinte. Fora do lance de bola, Índio empurrou o rosto do tricolor e recebeu um chute nas costas.

A dinâmica da partida permaneceu inalterada. Inter à frente sem organização e Fluminense recorrendo a perigosos contragolpes. Um deles gerou um escanteio, aos 19. Fred subiu na primeira trave e desviou para fora, com bastante perigo.

Debaixo de chuva forte, o Inter teve a principal chance para empatar aos 36. A bola sobrou para Elton na entrada da grande área, mas o atacante chutou mal e isolou. Depois do apito final, o lateral-esquerdo Fabrício ofendeu o árbitro e também recebeu cartão vermelho.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.