Kart

Mostra fotográfica resgata o histórico do esporte imperatrizense

Além de 80 fotos, a exposição conta com um kart, macacão, capacete e troféus.

Imirante/Divulgação

Atualizada em 27/03/2022 às 12h22

IMPERATRIZ - A mostra fotográfica “Kart em Imperatriz: 25 anos de velocidade”, resgata a história do esporte imperatrizense. Conquistas, campeonatos e grandes personagens do kartismo estão retratados na exposição, que se estende até o dia 24 de maio, no Tocantins Shopping. Além de 80 fotos, a exposição conta com um kart, macacão, capacete e troféus das competições realizadas na cidade.

Eventos como a primeira corrida de kart, realizada em 1987, a inauguração do Kartódromo de Imperatriz, em 1991 e a Copa Brasil de kart de 2011, considerada por Giovanni Guerra, presidente da Federação de Automobilismo do Estado do Maranhão (FAEM) o “ápice da trajetória do Kart”, são os principais marcos da história do kartismo imperatrizense.

Guerra avalia como bem sucedida a trajetória do kartismo em Imperatriz afirmando ser resultado da soma de esforços de várias pessoas. “É motivo de orgulho por termos conseguido estar hoje nivelado no mais alto de competição, de profissionalismo, de respeito dentro do automobilismo nacional”.

Repercussão

Imperatrizenses assim como pessoas de outras cidades prestigiam a iniciativa. “É muito bom para a cidade dispor deste tipo de documentação, dessa memória, não só dentro de uma concepção histórica do esporte, mas também para que os novos esportistas tenham um novo conhecimento de quem já competiu e transitou pelo esporte”, afirma Axel Brito, coordenador da Fundação Cultural de Imperatriz.

A estudante Camila Pietrovisck esteve na exposição e avaliou como importante o resgate histórico do esporte na cidade. “Já andei uma vez de kart. Corremos lá no kartódromo com a família e alguns amigos. Achei que a exposição foi uma ótima iniciativa, muito interessante conhecer, saber a história, é um esporte importante e que vem crescendo e tende a crescer cada vez mais”, avalia.

Para o piloto Marco Lucena, mais que retratar o resultado do trabalho desenvolvido ao longo destes 25 anos, o evento projeta “um sentimento comum de um grupo de amigos, que são unidos e que formam a família do kartódromo de Imperatriz”. O presidente da FAEM conclui que “esses 25 anos de trabalho, com o mais alto de competição, de profissionalismo, de respeito dentro do automobilismo nacional, é motivo de orgulho para nós, para Imperatriz e para o estado do Maranhão”.

Convite

Segundo Giovanni Guerra a intenção é ampliar o número de fotografia da exposição. “Queremos até outubro reunir o máximo de fotografias e assim ir renovando e aumentando essa exposição. Para isso convidamos os amantes do kartismo e que possuem registros dessa história a colaborarem com a gente”. Para colaborar basta entrar em contato pelo e-mail kart25anos@hotmail.com.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.