Rendimento

Lucas é menos acionado e vê finalizações caírem

Rendimento do jogador piorou após a polêmica com técnico Leão.

Renan Prates, Uol

Atualizada em 27/03/2022 às 12h24

SÃO PAULO - Principal jogador do São Paulo na temporada, o meia-atacante Lucas passou recentemente por um episódio de polêmica com o técnico Emerson Leão. Coincidência ou não, a joia do Tricolor teve seu desempenho em campo mudado depois disso: em dois jogos pelo Paulistão, foi menos acionado que a média geral e viu seu número de finalizações cair pela metade.

Segundo o Datafolha, Lucas teve duas finalizações em média nas vitórias contra Portuguesa e Santos (no campeonato, o jogador tem 4,3). Ele foi menos acionado nas duas partidas do que nos 12 jogos anteriores que disputou no Paulistão (26 contra 34,6).

O desempenho de Lucas foi díspar nos dois jogos: contra a Portuguesa, ele teve uma atuação apagada, foi substituído e criticado por Leão por tocar demais a bola; contra o Santos, o meia foi o destaque da partida ao marcar o gol que definiu a vitória por 3 a 2.

Lucas se envolveu em polêmica com Leão na vitória por 1 a 0 contra o Independente na partida de ida da Copa do Brasil disputada no Pará. O treinador, sem citar nomes, criticou o individualismo de alguns atletas na partida.

O meia não gostou e desabafou no Twitter. "Às vezes não entendo. Se parto para cima, eu estou errado. Se toco de lado, também estou errado... Não sei mais o que faço", escreveu Lucas.

O empresário do jogador, Wagner Ribeiro, endossou as críticas a Leão. "Lucas tem explosão, velocidade e técnica. Ele é uma Ferrari que obedece aos mandos do piloto. Menino de boa formação, inteligente e sem mimos", escreveu também no microblog. O treinador do São Paulo não deixou barato e rebateu após a vitória contra o Santos: "fiz auto escola essa semana e aprendi a dirigir a Ferrari".

Ao serem questionados sobre o assunto recentemente, tanto Lucas quanto Leão fizeram questão de dizer que a polêmica está encerrada. “Deram uma importância muito maior do que merecia. Meu relacionamento com Leão sempre foi muito tranquilo, muito bom. Meu convívio é muito bacana”, disse o jogador para a ESPN Brasil nesta sexta-feira.

Lucas e Leão voltarão a campo às 18h30 do próximo domingo contra o Mirassol, em duelo marcado para o estádio José Maria de Campos Maia.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.