Copa América

Argentina joga mal e fica no zero com Colômbia

Messi tem atuação apagada no segundo tropeço dos hermanos pelo Grupo A.

GloboEsporte.com

Atualizada em 27/03/2022 às 12h36

ARGENTINA - Sem imaginação, burocrática e com o seu astro Lionel Messi apagado, a Argentina voltou a decepcionar na Copa América. Em Santa Fé, no Brigadeiro Estanislao López, estádio conhecido como Cemitério dos Elefantes, os hermanos não passaram de um magro 0 a 0 diante da Colômbia, pela segunda rodada do Grupo A, nesta quarta-feira. O resultado fez com que a torcida chegasse a ensaiar vaias e gritar “Diego, Diego”, pedindo o retorno do eterno ídolo Maradona ao comando da seleção albiceleste.

A situação na chave agora não é das mais fáceis. Com dois pontos, a Argentina precisa necessariamente derrotar a Costa Rica na próxima segunda-feira, em Córdoba, para se classificar às quartas de final. O primeiro lugar já está ameaçado, já que os colombianos chegaram aos quatro pontos. A Bolívia, que soma um, joga nesta quinta-feira contra os costarriquenhos.

Argentina: muito toque, pouca objetividade

Com apenas uma mudança em relação ao time que decepcionou na estreia diante da Bolívia, a Argentina começou a partida tentando impor seu ritmo à la Barcelona, estilo admirado pelo técnico Sergio Batista. Ou seja, com muitos toques e posse de bola.

Os colombianos, mais tranquilos em campo por conta do triunfo na primeira rodada diante da Costa Rica, se fechavam atrás – apenas a estrela Falcao García atuava na frente – e exploravam os contra ataques com Ramos e Moreno. Além disso, marcavam forte no meio de campo. Às vezes com um pouco de excesso, caso do volante Aguilar, que recebeu o amarelo do árbitro brasileiro Salvio Espínola logo aos sete após dura entrada em Tevez.

No entanto, apesar do controle da bola – na realidade, mais troca passes na intermediária do que no ataque –, a Argentina só chegou com perigo aos 17. E de maneira despretensiosa. Cambiasso foi tentar cruzar e, sem querer, quase encobriu o goleiro Martinez que se esticou todo para espalmar e ceder o escanteio.

Colômbia perde gols incríveis. Salvio ignora pênalti

A resposta colombiana foi rápida e quase fatal. Em contra-golpe, Moreno cruzou à meia altura para Ramos que, sozinho na pequena área, conseguiu a proeza de mandar por cima da meta de Sergio Romero.

Aos 25, a zaga argentina falhou, Ramos entrou cara a cara com Romero e, ao tentar driblar Romero, foi derrubado por Burdisso. Pênalti claríssimo e que justificaria a expulsão do defensor argentino. Salvio preferiu dar vantagem já que a bola sobrou à feição para Moreno só empurrar para o gol vazio. O atleta do Once Caldas mandou para fora em lance digno de Inacreditável Futebol Clube (veja acima).

Messi apagado e vaias

Os dois lances assustaram os hermanos que, nervosos, passaram a errar mais passes. Lionel Messi, apagado e mesmo sem marcação individual, pouco produzia. Nas arquibancadas, torcedores que apoiaram a Albiceleste intensamente no início da partida só voltaram a se manifestar depois de Lavezzi, aos 33, chutar para boa defesa de Martínez. Em boa jogada do craque do Barça, diga-se.

A empolgação durou pouco. Mal arrumada, a Argentina sequer conseguia manter a posse de bola. Falcao e Ramos, aos 41 e 43, com tiros perigosos de fora da área, obrigaram Romero a fazer duas grandes intervenções. Com a exibição abaixo da média, os donos da casa foram para o intervalo debaixo de algumas vaias. E com Messi sentindo o tornozelo. Nada grave.

Colômbia manda, e Armero quase marca

Ao contrário do que era esperado, Batista não fez trocas para a segunda etapa. E a postura dos donos da casa tampouco mudou. Passes para o lado e pouca profundidade. A Colômbia, bem postada em campo, tinha as rédeas do duelo.

Nas arquibancadas, o silêncio mostrava a insatisfação com a postura dos donos da casa. Postura essa que não mudou quando, aos 16, Agüero e Gago entraram nas vagas de Lavezzi e Cambiasso, respectivamente. O volante do Inter, que completava 50 jogos com a camisa albiceleste, saiu sob alguns pitos da torcida

Três minutos depois, Falcao, soberano no meio da claudicante defesa argentina, puxou belo contra-ataque, passou para Moreno que tocou para o ex-palmeirense Armero. O lateral arrematou cruzado para ótima intervenção de Romero.

Logo em seguida, o arqueiro do AZ Alkmaar voltou a salvar a pátria argentina, espalmando um chute à queima roupa de Falcao.

Quatro atacantes, nenhum gol

Sem ter visto seu time arrematar decentemente uma vez sequer até então no segundo tempo, Batista sacou aos 27 o volante Banega e colocou Higuaín, deixando a Argentina com quatro atacantes.

E foi do atleta do Real Madrid, finalmente, o primeiro chute da Argentina na etapa final aos 31. Martinez, bem colocado, botou para escanteio.

No entanto, o lance não despertou os hermanos que seguiram sem inspiração alguma. Prova disso foi uma cobrança de falta de Messi na arquibancada. Nas arquibancadas, a insatisfação com o técnico Sergio Batista chegou ao máximo quando a torcida pediu o retorno de Maradona ao gritos de “Diego, Diego”. A Colômbia, satisfeita com o resultado, cozinhou a partida e assegurou o empate que, no fim das contas, saiu até barato para a Argentina.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.