Futebol

Vasco apenas empata com o Olaria, mas termina na liderança do grupo

Os dois times vão se enfrentar novamente em busca de uma vaga na final da Taça Rio.

G1

Atualizada em 27/03/2022 às 12h39

RIO - Já classificado para as semifinais da Taça Rio, o Vasco fez um jogo morno no Moacyrzão e apenas empatou com o Olaria em 2 a 2. Os gols foram marcados por Waldir e Felipe, para o Olaria, e Bernardo e Romulo, para o Vasco. Com o empate, já são dez jogos invictos do Gigante da Colina nesta temporada. Mas o tropeço não significou a perda do principal objetivo do Vasco: a liderança do Grupo A. O empate do Flamengo em Volta Redonda manteve o clube na ponta. Já a vitória do Olaria fez com que o clube da Rua Bariri conseguisse a classificação e ainda eliminasse o Botafogo.

Com a combinação de resutlado dos outros jogos da última rodada, Vasco e Olaria vão se enfrentar novamente em busca de uma vaga na final da Taça Rio. O encontro irá acontecer no próximo sábado, às 18h30m, no Engenhão.

Referência na frente faz falta ao Vasco

Leandro foi mesmo o escolhido do técnico Ricardo Gomes para substituir Alecsandro, pendurado com dois cartões amarelos. O Vasco perdeu a referência na área, mas ganhou em movimentação. Logo nos primeiros minutos a velocidade o toque de bola deram a impressão de que foi a melhor opção. Diego Souza estava mais encostado no ataque e teve boas oportunidades. A primeira surgiu justamente nesta alternância com Leandro. A outra, perto do fim do primeiro tempo, parou nas mãos do goleiro Henrique após chute fraco.

Mas o encanto não durou muito. Assim como no ano passado, quando nenhum camisa 9 típico se firmou na equipe, os velhos problemas apareceram. Apesar da intensa troca de posições na frente, o time fica mais fácil de ser marcado, já que os zagueiros conseguem sair da área e adiantar a pressão. Quando tentava jogadas pelas pontas, não havia ninguém na área para finalizar. O time buscou então alternativas. Uma das surpresas foi o zagueiro Anderson Martins. Foram três investidas no ataque sendo que duas foram muito perigosas.

Mas o Vasco não conseguiu abrir o placar. E do outro lado tinha um Olaria organizado e jogando com disposição incrível buscando a sonhada classificação para as semifinais. Certo na defesa e procurando explorar os contra-ataques, o time representava perigo constante. Até que Waldir recebeu dentro da área e, com um drible de corpo, tirou Anderson martins da jogada e bateu colocado no canto direito do goleiro Fernando Prass.

Vasco parte para cima com Bernardo, o novo xodó, e busca o empate

No segundo tempo o panorama pouco mudou. A grande diferença foi mesmo o time do Olaria. Os jogadores voltaram dispostos a matar o jogo e garantir a vaga nas semifinais. A cautela em relação ao poderio ofensivo do Vasco diminuiu e o time se lançou ao ataque. O resultado foi o segundo gol logo no início em jogada de Danilo pela direita e conclusão de Felipe, novamente sem chances de defesa para Fernando Prass.

Ciente de que seu time estava criando muito pouco, Ricardo Gomes sacou Leandro e colocou Bernardo em seu lugar. A fase do jovem de 20 anos é tão boa que os animados torcedores presentes no Moacyrzão pediam sua entrada desde o primeiro tempo e vibravam a cada toque que o camisa 31 dava na bola.

Coincidência ou não, o Vasco cresceu após a sua entrada. Sem ter de realizar qualquer tipo de troca, Diego Souza se posicionou bem avançado procurando ser a referência que tanto fez falta ao time na etapa inicial. E logo no primeiro lance, o camisa 10 recebeu de Eder Luis em jogada de velocidade e se jogou. O árbitro marcou pênalti convertido pelo xodó Bernardo. O gol esfriou a empolgação do Olaria e deu mais moral ao Vasco.

Para tentar corrigir o posicionamento, Ricardo Gomes lançou Elton no lugar de Felipe, que esteve sumido. A referência logo fez diferença e em duas oportunidades ele quase marcou, sendo uma delas após bicileta perfeita. Lances como esse intimidaram o Olaria que passou a querer segurar o resultado. Chance concreta apenas uma, milagrosamente salva por Anderson Martins. Já o Vasco se impôs e, no fim, após tanta insistência, Romulo conseguiu, de cabeça, empatar o jogo premiando a disposição do segundo tempo vascaíno.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.