Judô

'Pronto', judoca do MA busca vitórias na Europa

Maranhense Leonardo Diniz se reapresenta à seleção brasileira e prevê bons resultados.

Paulo de Tarso Jr./Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 12h39

SÃO LUÍS – O judoca maranhense Leonardo Diniz viaja neste domingo (17) a São Paulo onde se reapresentará à seleção brasileira de judô de base. O atleta, que é patrocinado pelo governo do Estado por meio da Secretaria de Esporte e Lazer (Sedel), e por empresários maranhenses, está na disputa do Circuito Europeu de Judô Sub-17. Após conquistar uma medalha de prata (73kg), na etapa de Bremen, na Alemanha, Leonardo Diniz se diz pronto para buscar melhores resultados.

Em entrevista exclusiva com o Imirante Esporte, Leonardo Diniz mostrou muita confiança nas próximas duas etapas do Circuito Europeu, na República Tcheca (23 e 24 de abril) e na Rússia (30 de abril e 1º de maio). O maranhense, que é um dos destaques da seleção brasileira Sub-17, prevê que terá mais chances de conseguir medalhas agora após conhecer um pouco mais dos adversários.

“A minha expectativa é a melhor possível. Na primeira fase, fui para ganhar experiência e conhecer melhor meus adversários. Mas esta fase tem importância maior porque tenho mais chances de vencer”, disse Leonardo.

E não é apenas Leonardo que acredita em bons resultados com a seleção brasileira. E o desempenho do maranhense impressionou até o presidente da Confederação Brasileira de Judô (CBJ), Paulo Wanderley, que durante a abertura do Campeonato Brasileiro de Judô –Região I, neste sábado (16), em São Luís, garantiu que o judoca maranhense “é um atleta de grande potencial”.

E os elogios do presidente da CBJ se estendem aos técnicos da seleção brasileira, que já apelidaram Leonardo Diniz. Agora, o maranhense é conhecido como “Trator”, por ter bastante força física e muita técnica.

Foto: Biaman Prado

Leonardo Diniz e o professor Emílio Moreira./Foto: Biaman Prado

Para o professor José Emílio Santos Moreira, técnico de Leonardo Diniz em São Luís, o maranhense está preparado para tudo na competição europeia. “Pela performance que ele teve na primeira fase, acreditamos que ele vai se dar bem agora. Ele está preparado. Ele está sendo muito elogiado”, avaliou.

E, é por isso, que Leonardo se vê nas Olimpíadas do Rio de Janeiro lutando para ser campeão. E o que alimenta o sonho do jovem atleta é a perseverança. “Eu posso vencer sim. Meu técnico me ensinou a nunca desistir. Tenho que lutar sempre. Por isso, a minha meta é ser campeão olímpico em 2016”, explicou Leonardo ao Imirante Esporte.

Mas, para conseguir estar nas olimpíadas do Rio de Janeiro, Leonardo sabe que terá de obter resultados expressivos. Por isso, o “Trator” se prepara para as próximas etapas do Circuito Europeu já focando no Panamericano do Panamá e no Mundial, na Ucrânia. As duas competições serão realizadas este ano e contarão pontos para as Olimpíadas.

Foto: Biaman Prado

Leonardo Diniz, esperança de medalhas no Circuito Europeu de Judô./Foto: Biaman Prado

Seleção Brasileira

Todos os atletas convocados para a seleção brasileira para sequência dos treinamentos visando o Circuito Europeu vão se reapresentar em São Paulo, onde deverão treinar no Esporte Clube Pinheiros (Sub-17) e no Clube Atlético Paulistano (Sub-20). Isso porque, na próxima quarta-feira (20), os judocas embarcam para a Europa.

No caso do maranhense Leonardo Diniz, que compete na categoria Sub-17, as próximas etapas em que ele vai participar serão realizadas nas cidades de Teplice, na República Tcheca (23 e 24 de abril), e de Ploiesti, na Romênia (30 de abril e 1º de maio). Já os atletas do Sub-20 competem em St Petersburg, na Rússia, e em Lignano, na Itália.

Atletas convocados:

Sub-17: Jheniffer Ernandes (40kg/SP), Carolynne Hernandez (44kg/RS), Ianka Rocha (44kg/RJ), Nathália Dias (48kg/SP), Adrielle Sena (52kg/SP), Erika Ferreira (57kg/CE), Karine Couto (57kg/RJ), Barbara Ribeiro (57kg/SP), Manoela Braga (63kg/RS), Marília Souza (63kg/SP), Isadora Pereira (70kg/DF), Melina Scárdua (70kg/BA), Camila Nogueira (+70kg/MS), Pamela Souza (+70kg/SP), Diego Rocha (50kg/SP), Matheus Galvão (50kg/DF), Rodrigo Yuke Makiyama (50kg/SP), Giovani Góes (55kg/RS), Brener Marcon (60kg/RS), Lincoln Neves (66kg/SP), Luis Augusto Beretta Filho (66kg/SP), Ícaro Costa (73kg/RJ), LEONARDO DINIZ (73kg/MA), Gabriel Oliveira (81kg/SP), Alexandre Seixas (81kg/DF), Paulo Araújo Jr (90kg/SP) e Marco Antônio Silva Jr (+90kg/SP).

Sub-20: Rafaela Silva, Flávia Gomes, Eleudis Valentim, Nathália Brígida, Nathália Mercadante (44kg/SP), Gabriella Chibana (48kg/SP), Nathalia Brigida (48kg/MG), Milena Mendes (52kg/SP), Eleudis Valentim (52kg/SP), Rafaela Barbosa (52kg/MG), Rafaela Silva (57kg/RJ), Giulia Penalber (57kg/RJ), Flávia Gomes (57kg/SP), Wedja Santos (57kg/SP), Ana Gruncevicus (57kg/MS), Jessica Santos (63kg/SP), Paula Leboutte (63kg/RS), Nadia Merli (70kg/SP), Brenda dos Santos (70kg/SP), Samantha Soares (78kg/SP), Sibilla Facholi (+78/SP), Gabriel lima (55kg/DF), Rafael Barbosa (55kg/MG), Vitor Delgado (55kg/SP), Antônio Fabrício Alves (55kg/PI), Gabriel José Silva (60kg/MG), Emanuel Oliveira (60kg/MG), José Clossi (66kg/RS), Afonso Baldigen (66kg/RS), João Macedo (66kg/SP), Igor Pereira (73kg/RJ), Andrei Del Rosso (73kg/SP), André Picazo (81kg/SP), Felipe Soares (81kg/MG), Leandro Ferrante (81kg/SP), Lucas de Brito (81kg/DF), Brunno Ferreira (90kg/PR), Delan Monte (90kg/PB), Felipe Brito (100kg/PR), Rodrigo Rossi (100kg/SP) e Jucelino Nascimento JR (+100kg/MG).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.