Campeonato Gaúcho

Mesmo com um a menos, Juventude vira e supera o Grêmio na serra

Tricolor vencia por 2 a 1, mas permite a virada aos anfitriões por 3 a 2.

GloboEsporte.com

- Atualizada em 27/03/2022 às 12h40

SÃO PAULO - Com um gol contra de rara plasticidade, no fim da partida, o Juventude venceu o Grêmio, que desperdiçou a vitória iminente no clássico disputado nesta noite de quarta-feira. Após liderar o placar por duas vezes, os tricolores permitiram aos donos da casa virar para 3 a 2, no Estádio Alfredo Jaconi, em jogo recuperado da primeira rodada da Taça Farroupilha - o segundo turno do Campeonato Gaúcho.

Borges e Leandro marcaram os gols do Grêmio. Júlio Madureira, Gilson - contra - e Ramiro viraram para o Juventude em Caxias do Sul.

Com a derrota, o Grêmio continua com 9 pontos no Grupo 2, enquanto o Juventude sobe para 8. Na classificação geral, os gremistas têm 26, e seguem com a melhor campanha do estadual.

Com ajuda das traves

Mal começara a partida e o Juventude quase abriu o placar. Aos onze segundos Cristiano roubou a bola na saída gremista e bateu de fora da área, acertando a trave direita. Ele mesmo, aos 20 minutos, novamente foi impedido de marcar pela trave - desta vez a esquerda.

Sem ter participação na má sorte do meia alviverde, o Grêmio arrefeceu o ímpeto dos anfitriões com boas variações de jogadas. Ou pela direita, com Gabriel e Leandro, ou pela esquerda, com Gilson e Lúcio. Douglas organizou as transições e caprichou nos cruzamentos para a área em bolas paradas.

Mas foi Lúcio quem melhor se saiu no quesito assistência. Aos 32, ele chegou à linha de fundo e lançou uma bola de trajetória curta, na pequena área. Ali, o centroavante Borges marcou de cabeça seu quinto gol no Gauchão 2011, e sétimo na temporada: 1 a 0.

Com a temperatura amena do outono na serra gaúcha, os jogadores sentiram-se à vontade para se movimentar com maior intensidade. E esta correria provocou um número mais alto de faltas - foram 26 no primeiro tempo. Em uma delas, Fernando lesionou Gustavo, que precisou ser substituído por Jardel.

Leandro, sucesso absoluto

No segundo tempo, o Juventude foi 'mais lento', porém mais preciso, que no primeiro tempo. Com um minuto e quarenta segundos Zulu acertou a trave esquerda, em conclusão de cabeça, mas Júlio Madureira apanhou o rebote, batendo de esquerda, para empatar: 1 a 1. Foi o décimo gol do atacante alviverde no Gauchão, assumindo a vice-artilharia.

Oito minutos depois, entretanto, entrou em ação um garoto de apenas 17 anos. Leandro, após quatro participações como reserva, pela primeira vez iniciou uma partida pelo Grêmio. Na área do Juventude, com extrema categoria, amansou uma bola brava, egressa de chutão do campo defensivo, deixou-a no chão, driblou o goleiro e marcou um golaço.

Leandro já soma quatro gols e uma assistência nas cinco partidas disputadas - reitera-se, apenas uma como titular. Na comemoração, o camisa 21 foi abraçar o técnico Renato Gaúcho, responsável pela sua convocação das categorias de base ao grupo profissional.

Fogo amigo, e virada

Logo após, o zagueiro Rafael Pereira foi expulso. Mesmo com a valentia dos alviverdes, que lutaram pelo empate com um jogador a menos, o Grêmio parecia que asseguraria a vitória.

Mas, aos 33, um lance quase indescritível aconteceu. O lateral-esquerdo Alex Teles recebeu de Cristiano, levou a bola à linha de fundo, e cruzou bem. Atabalhoado, o também lateral Gilson antecipou-se ao atacante do Juventude, e fulminou Victor. De cabeça, disparou um golaço no ângulo.

Dez minutos depois chegou a virada. Ramiro, de fora da área, também venceu o goleiro da Seleção Brasileira. Festa da torcida papada no Alfredo Jaconi. Juventude 3 a 2 Grêmio, com um jogador a menos, e de virada.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.